- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Marinha forte desestimula ousadias aventureiras contra o país', declara ministro brasileiro (VÍDEO)

© Palácio do Planalto / Ricardo StuckertPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, no convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico. Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, no convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico. Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Nos siga no
Especiais
O ministro da Defesa do Brasil, José Mucio, declarou nesta quarta-feira (13) que "hostilidades" e "tensões" entre nações pelo mundo evidenciam a necessidade de investir na modernização e estruturação das Forças Armadas do país.
A declaração foi feita nesta tarde, na base naval da Ilha das Cobras, no centro do Rio de Janeiro, durante a celebração do Dia do Marinheiro, que também teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não discursou.

"As hostilidades e agressões vistas no Leste Europeu, no Oriente Médio e, infelizmente, as tensões também presentes na América do Sul, reavivam em nossas mentes a exigência de termos as Forças Armadas modernas e bem dimensionadas", disse ele.

Em seu discurso, Mucio frisou que uma Marinha forte "desestimula ousadias aventureiras contra o nosso país", protege as pessoas e é essencial para o funcionamento de nossa economia já em tempos de paz.
Ele citou o funcionamento do tráfego marítimo como exemplo de garantia para o escoamento com segurança de 95% das explorações.
Ressaltou ainda a contribuição do navio de pesquisa hidroceanográfica Vital de Oliveira, que participou dos levantamentos da Margem Equatorial, "já chamada de 'novo pré-sal' devido ao seu promissor potencial de óleo e gás".
© Ricardo StuckertPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, no Convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico. Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, no Convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”. Rio de Janeiro. 3 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia Alusiva ao Dia do Marinheiro, no Convés de voo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico. Rio de Janeiro, 3 de dezembro de 2023
Por fim, Mucio comentou que, assim como Lula, tem a preocupação de prosseguir com os projetos estratégicos para que as Forças Armadas tenham forte correspondente à estatura geopolítica do Brasil.
A programação começou com a Revista Naval, um ato de deferência ao presidente da República, com a presença de 11 navios da Marinha.
Na sequência, houve a entrega da Medalha Mérito Tamandaré a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, o maior navio da Marinha brasileira.
Fragata Independência durante retorno à Base Naval do Rio de Janeiro após concluir missão de paz no Líbano. Brasil, 26 de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Notícias do Brasil
Diplomacia de defesa: Brasil fortalece Forças Armadas como instrumento de política externa
Também estiveram presentes o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, além de outras autoridades civis e militares.
O evento que celebra o aniversário do Patrono da Marinha, Marquês de Tamandaré, também contou com a exibição de viaturas blindadas, além do sobrevoo do helicóptero Super Cougar (UH-15) e caça Skyhawk (AF-1) do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала