- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bill Gates enaltece sistema público de saúde brasileiro e 'seu impacto abrangente e transformador'

© AP Photo / Lauren Victoria BurkeBill Gates, cofundador da Microsoft.
Bill Gates, cofundador da Microsoft. - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Nos siga no
O dono da Microsoft, Bill Gates, teceu vários elogios ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil em artigo divulgado nesta terça-feira (12) em seu blog pessoal.
Gates destacou que o Brasil tem muito a ensinar:

Com a combinação certa de investimento e inovação, o Brasil deu grandes passos para se tornar um lugar mais saudável para sua população. Se o país continuar nesse caminho e continuar fazendo o que já fez bem, e se outros países seguirem — ou simplesmente traçarem seus próprios caminhos com o Brasil em mente — teremos um mundo mais saudável também", opinou.

Segundo ele, o SUS, criado pela Constituição de 1988 para assegurar acesso integral, universal e gratuito à população, "não precisa ser perfeito" para provar que quando um "país investe estrategicamente no cuidado de seus mais vulneráveis os retornos são frequentemente abrangentes e transformadores".
No texto intitulado "Lições de salvamento de vidas do Brasil", a redução das mortes por doenças não transmissíveis e causas maternas, neonatais e nutricionais e o aumento da esperança de vida, nas décadas seguintes à implementação do SUS, foram citados como exemplos do êxito do sistema:

"Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de 5 anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. São resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar", escreveu ele no artigo.

Ele citou o programa de agentes comunitários de saúde, com profissionais que, frisou, desempenham papel crucial em áreas remotas:
Foto do Zé Gotinha na fachada do prédio do Ministério da Saúde. Brasília. 22 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2023
Notícias do Brasil
'Antroposofia, constelação familiar e biodança': terapias do SUS provocam debate científico

"Hoje, o Brasil possui mais de 286 mil ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) que atendem quase dois terços da população, quase 160 milhões de pessoas. Cada um visita cerca de 100 a 150 domicílios por mês, oferecendo orientações sobre saúde e higiene, advogando por cuidados preventivos, acompanhando após consultas médicas, coletando dados socioeconômicos e ajudando as pessoas a acessarem outros serviços governamentais", diz o texto.

O bilionário também elogiou o programa Bolsa Família e seu impacto na redução da pobreza no Brasil, ao esclarecer que aprendeu sobre essas iniciativas por meio da parceria da Fundação Gates, entidade filantrópica criada e gerida por ele, com o Ministério da Saúde brasileiro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала