- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Austrália apoia resolução da ONU para cessar-fogo em Gaza em rara ruptura com Estados Unidos

© AFP 2023 / Leonardo MunozA ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU. Nova York, 22 de setembro de 2023
A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU. Nova York, 22 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Nos siga no
Dez países votaram contra o cessar-fogo, incluindo EUA e Israel, os quais argumentam que tal ação só beneficia o Hamas.
A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, disse nesta quarta-feira (13) que Camberra apoiou o pedido de cessar-fogo na Faixa de Gaza feito na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) ontem (12) em uma rara ruptura com o aliado próximo, os Estados Unidos.

"A Austrália tem afirmado consistentemente o direito de Israel de se defender. E, ao fazê-lo, dissemos [também] que Israel deve respeitar o direito humanitário internacional, os civis e a infraestrutura civil, incluindo os hospitais, que devem ser protegidos. A resolução que apoiamos é consistente com a posição que delineamos anteriormente sobre essas questões", disse Wong citada pela agência Reuters.

Canadá, Austrália e Nova Zelândia — que junto aos EUA e ao Reino Unido formam a aliança de inteligência conhecida como Cinco Olhos — divulgaram uma declaração conjunta na terça-feira (12) apoiando o cessar-fogo.

"Achamos que é importante termos aliados muito próximos e países com ideias semelhantes falando juntos em apoio à posição que articulamos", disse Wong, acrescentando que a declaração está em discussão "há algum tempo".

Os Estados Unidos são um dos aliados mais próximos da Austrália. Tal como os Cinco Olhos, as duas nações fazem parte do pacto de segurança Aukus com o Reino Unido e têm estado em sintonia com a política externa durante décadas.
Forças de Defesa de Israel (FDI) fazem ataque aéreo em Rafah, na Faixa de Gaza, na tarde de 13 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2023
Panorama internacional
MRE de Israel afirma que guerra contra o Hamas continua, independentemente do apoio internacional
O número de mortos em Gaza, devido à ofensiva de Israel, ultrapassa os 18 mil e os feridos 49.200, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Saúde da Faixa de Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала