- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA revelam estar compartilhando técnicas de guerra informacional com países dos Cinco Olhos e Japão

© AP Photo / Yves LoggheEspecialista em informática (imagem referencial)
Especialista em informática (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2023
Nos siga no
As Forças de Informação Naval dos EUA anunciaram um programa de colaboração com outros países para formar a opinião no Indo-Pacífico.
Os EUA estão trabalhando com os países anglófonos da aliança dos Cinco Olhos e o Japão para reforçar sua capacidade informacional no Indo-Pacífico, informa na quarta-feira (15) o portal Defense News.
"Quero dizer que temos pelo menos uma dúzia de países que ou estão estabelecendo programas de guerra informacional, ou que estão interessados em estabelecer parcerias no domínio da guerra informacional. Estamos inclinados para lá, estamos focados", disse na quarta-feira (15) a vice-almirante Kelly Aeschbach, comandante das Forças de Informação Naval, na conferência WEST 2023 em San Diego, Califórnia, EUA.
Diálogos e intercâmbios de melhores práticas estão em andamento com países como a Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e outros países, incluindo o Japão, apontou ela.
Pessoas expressam solidariedade com manifestantes no Irã em Washington, EUA, 29 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2022
Panorama internacional
Serviços de inteligência do Irã destacam papel direto dos EUA e aliados nos tumultos
"A guerra informacional é uma fusão de capacidades eletrônicas ofensivas e defensivas, e operações cibernéticas. Ela combina a consciência e manipulação de dados para obter uma vantagem, antes, durante e depois das batalhas", explica o Defense News. O objetivo do programa, indica a mídia, é "combater uma China cada vez mais agressiva".
Ter aliados na arena, apontou Aeschbach, "pode ser muito poderoso, particularmente no Pacífico".
Nos últimos anos já foi criado o Comando de Guerra de Informações da Frota do Pacífico, enquanto o documento da estratégia Indo-Pacífica da administração de Joe Biden sublinhou a necessidade de reforçar as linhas de comunicação na região.
"Consistente com nossa abordagem estratégica mais ampla, daremos prioridade à nossa maior força assimétrica: nossa rede de alianças e parcerias de segurança. Em toda a região, os Estados Unidos trabalharão com aliados e parceiros para aprofundar nossa interoperabilidade e desenvolver e implantar capacidades avançadas de combate à guerra, enquanto os apoiamos na defesa de seus cidadãos e de seus interesses soberanos", prevê o documento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала