- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Borrell afirma que a assistência militar à Ucrânia continua bloqueada

© AP Photo / Virginia MayoJosef Borrell, chefe de política externa da União Europeia
Josef Borrell, chefe de política externa da União Europeia - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Nos siga no
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, declarou, após reunião do Conselho das Relações Exteriores da União Europeia (UE), que o financiamento da ajuda militar a Kiev continua bloqueado. Espera-se que as decisões a respeito sejam tomadas na próxima cúpula europeia, em 14 e 15 de dezembro.

"É importante para nós tomarmos uma decisão sobre a oitava parcela de assistência militar à Ucrânia proveniente do Fundo Europeu de Apoio à Paz, que permanece bloqueado, assim como os 5 milhões de euros [para 2024]. Espero que essas questões sejam discutidas na cúpula desta semana", comentou Borrell.

O alto representante da UE destacou que "agora não é o momento de reduzir o apoio à Ucrânia; ao contrário, é hora de fortalecê-lo".
Congresso dos EUA, 24 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2023
Panorama internacional
Analista: 'Republicanos unipartidários' querem enviar à Ucrânia 'todo o dinheiro que Biden deseja'
Atualmente, a Hungria bloqueia a oitava parcela de ajuda militar a Kiev do Fundo Europeu de Apoio à Paz, no valor de 500 milhões de euros, assim como os pacotes de apoio militar e macrofinanceiro, de 20 bilhões e 50 bilhões de euros, respectivamente, para o período entre 2024 e 2027.
Além disso, Budapeste se opõe ao início das negociações sobre a adesão da Ucrânia à UE na cúpula do bloco comunitário programada para os dias 14 e 15 de dezembro.
Vladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington D.C. EUA,  21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Panorama internacional
'Chega de pregação': narrativa antirrussa de Zelensky enfrenta resistência na América Latina
Alguns países apoiam Kiev com o fornecimento de armas, doações, ajuda humanitária e sanções contra Moscou. Por sua vez, a Rússia enviou notas de protesto a todos os países que fornecem armas ao país vizinho. O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, advertiu que os países ocidentais que apoiam a Ucrânia estão se tornando parte do conflito e que qualquer carga com armas para Kiev se tornará um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала