Última ceia de tiranossauro: paleontólogos revelam hábitos alimentares de jovem cria (FOTO)

© Foto / Julius Csotonyi / Museu Royal Tyrrell / Universidade de Calgary / HandoutImpressão artística de gorgosaurus devorando um pequeno tricerátopo
Impressão artística de gorgosaurus devorando um pequeno tricerátopo - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
No Canadá foi encontrado um gorgosaurus, uma espécie de tiranossauro, um animal carnívoro que se alimentava de presas menores. O achado é dos mais bem preservados do gênero, segundo cientistas.
Um grupo de paleontólogos da Universidade de Calgary e do Museu Royal Tyrrell, no Canadá, descobriu a última refeição de um jovem exemplar de gorgosaurus (que significa "lagarto feroz"), comunicou uma declaração dos pesquisadores.
Ao estudar o fóssil encontrado no Parque Provincial Dinosaur, no Canadá, a equipe do museu observou pequenos ossos no interior do estômago do gorgosaurus. Eles descobriram que sua área intestinal continha as patas traseiras completas de dois pequenos Citipes, dinossauros terópodes. Eles tinham ambos menos de um ano de idade, enquanto o gorgosaurus tinha de cinco a sete anos de idade, e uma massa de 335 kg, cerca de 10% da de um exemplar adulto.
"Essa é a primeira vez que um conteúdo estomacal tão bem preservado é encontrado no interior do esqueleto de uma grande espécie de tiranossauro", disse Darla Zelenitsky, professora associada do Departamento de Terra, Energia e Meio Ambiente da Universidade de Calgary, e coautora do estudo publicado na revista Science Advances.
Ela também notou que é provável que as duas presas tenham sido ingeridas em momentos diferentes, já que os ossos de uma estavam mais digeridos do que os da outra.
© Foto / Darla Zelenitsky / Universidade de Calgary / HandoutLado direito de jovem gorgosaurus com itens de presa no estômago, visível na parte inferior central do esqueleto
Lado direito de jovem gorgosaurus com itens de presa no estômago, visível na parte inferior central do esqueleto - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
"[...] Parece que esse dinossauro adolescente definitivamente tinha um apetite por coxas", acrescentou.
Para os cientistas, a descoberta mostra que os tiranossauros mudavam sua dieta à medida que cresciam.
"Parece que eles passaram da caça de presas como o Citipes, menor que eles, para a caça, quando adolescentes, de grandes dinossauros herbívoros, tão grandes ou maiores que eles, quando adultos", detalhou Zelenitsky.