- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis anunciam liberação de passagem para navios, exceto os relacionados a Israel

© AFP 2023Navio de carga Galaxy Leader, apreendido por combatentes houthis dois dias antes, em um porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, Iêmen, 22 de novembro de 2023
Navio de carga Galaxy Leader, apreendido por combatentes houthis dois dias antes, em um porto no mar Vermelho, na província de Hodeida, Iêmen, 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Nos siga no
O movimento Ansar Allah, conhecido como houthis, que controla o norte do Iêmen, anunciou sua disposição em permitir a passagem de navios de todos os países pelo mar Vermelho e mar Arábico. A exceção, no entanto, são os navios associados a Israel, conforme declarado pelo porta-voz Yahya Saree.
A condição imposta pelo grupo é clara: eles proibirão a passagem de todos os navios com destino ao Estado judaico, a menos que a Faixa de Gaza receba alimentos e suprimentos médicos, o que tem sido impedido pelo cerco israelense.
O porta-voz destacou que a medida é um gesto de solidariedade com a resistência palestina no enclave.

"As Forças Armadas do Iêmen reafirmam seu compromisso de manter o tráfego comercial global pelos mares Vermelho e Arábico para todos os navios e países, exceto aqueles relacionados a Israel ou que enviarem carga para portos israelenses", afirmou Saree em um anúncio transmitido pelas emissoras árabes.

Em 19 de novembro, o movimento já havia declarado sua intenção de atacar qualquer navio vinculado a Israel e instou outros países a retirarem suas tripulações dessas embarcações. No mês passado, os rebeldes iemenitas capturaram o cargueiro Galaxy Leader, que, segundo relatos da mídia, tinha vínculos com o bilionário israelense Rami Ungar.
A ação evidencia a tensão contínua na região e a postura dos Houthis em relação a questões geopolíticas envolvendo Israel e a Faixa de Gaza, cuja escalada do conflito já matou mais de 1,2 mil israelenses e 17,7 mil palestinos, com grande parte sendo crianças e mulheres.
Palestinos enterram corpos em uma vala comum no cemitério Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, 22 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023
Panorama internacional
Proporção de civis mortos em Gaza é a maior quando comparada a todos os conflitos do século XX
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала