- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Exército russo ataca ponto de concentração ucraniano em ofensiva na região de Donetsk

© AP Photo / LibkosSoldado ucraniano na região de Donetsk, em 24 de abril de 2023
Soldado ucraniano na região de Donetsk, em 24 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Nos siga no
O Exército da Rússia desferiu golpe contra o ponto de concentração do pessoal de comando dos grupos táticos ucranianos Katran e Omaha, conforme anunciou o Ministério da Defesa neste domingo (10).
Além disso, as Forças Armadas do país eslavo repeliram oito ataques do Exército da Ucrânia na direção de Donetsk, resultando na neutralização de centenas de seus efetivos.
Conforme última atualização, as forças russas atingiram diversos alvos, incluindo "o ponto de concentração do pessoal de comando dos grupos táticos Katran e Omaha das forças ucranianas, um depósito de combustível para veículos blindados das Forças Armadas da Ucrânia, bem como pessoal e equipamento militar em 128 áreas".
Ao longo do dia, as forças russas interceptaram seis projéteis do sistema de mísseis múltiplos Himars e 20 aeronaves não tripuladas.
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, aperta a mão de um militar durante sua visita à a região de Carcóvia em 30 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.12.2023
Operação militar especial russa
Moscou: paz na Ucrânia é possível se Kiev 'reconhecer as novas realidades territoriais'
Kupyansk e Krasny Liman ficaram sob intenso confronto. As forças militares russas do grupo de forças Oeste, apoiadas por aviação e artilharia, repeliram três ataques das unidades de assalto ucranianas da 57ª Brigada de Infantaria Motorizada, perto da localidade de Semyonovka, na região de Carcóvia. Kiev sofreu perdas significativas, incluindo 30 soldados, dois veículos, uma estação de radar e um sistema de artilharia autopropulsada.
Ao mesmo tempo, um esforço das forças ucranianas da 67ª Brigada Mecanizada para avançar em direção às posições russas perto do serviço florestal de Serebryanka falhou. O grupo Centro das tropas russas repeliu o ataque, infligindo um golpe contra a 31ª Brigada da Guarda Nacional do Exército da Ucrânia, resultando em até 50 soldados e dois veículos perdidos por Kiev.
Vladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington D.C. EUA,  21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Panorama internacional
'Chega de pregação': narrativa antirrussa de Zelensky enfrenta resistência na América Latina

Ataques intensos em Donetsk

O Ministério da Defesa da Rússia relatou oito ataques das Forças Armadas da Ucrânia contra as tropas russas na direção de Donetsk. Unidades da 112ª Brigada de Defesa Territorial, 24ª Brigada Mecanizada e 79ª e 83ª Brigadas Aerotransportadas do Exército ucraniano estiveram envolvidas. Apesar dos ataques, o grupo de forças russo do Sul repeliu as ofensivas, causando pesadas baixas aos ucranianos.
No sul de Donetsk, o grupo de forças russo Leste atingiu a 79ª Brigada Aerotransportada, 58ª Brigada de Infantaria Motorizada, e as 102ª e 128ª Brigadas de Defesa Territorial ucranianas, resultando em até 80 soldados ucranianos abatidos e a destruição de sistemas Gvozdika e Akatsia.
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, sai após um discurso anual sobre o Estado da Nação em Budapeste, Hungria, sábado, 18 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2023
Operação militar especial russa
Mídia: republicanos vão discutir na Hungria fim de ajuda financeira dos EUA à Ucrânia

Ações em outras frentes

Nas operações em Zaporozhie, as tropas russas repeliram um ataque da 117ª Brigada Mecanizada, eliminando até 50 soldados e um veículo. Na direção de Kherson, dois militares ucranianos se renderam, e as forças russas desferiram golpes contra unidades do Exército da Ucrânia, resultando em até 60 militares e um sistema Gvozdika perdidos por Kiev.
Segundo o Ministério da Defesa russo, desde o início da operação especial, foram destruídos 550 aviões militares ucranianos, 257 helicópteros, 9.608 drones, 442 sistemas de mísseis antiaéreos, 13.955 tanques e outros veículos blindados, além de numerosos equipamentos militares especiais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала