- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Netanyahu diz que não há como libertar reféns em meio a planos para inundação de túneis em Gaza

© AFP 2023 / Abir SultanPrimeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu durante entrevista coletiva na base militar de Kirya, em Tel Aviv, em 28 de outubro de 2023
Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu durante entrevista coletiva na base militar de Kirya, em Tel Aviv, em 28 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2023
Nos siga no
Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel comentou plano para inundar túneis usados pelo Hamas, dizendo que seria "uma boa ideia". Declarações de premiê israelense deixaram familiares revoltados — ele disse não haver opção para trazer "todos para casa".
Nesta terça-feira (5), uma reunião marcadamente tensa foi realizada entre um grupo de reféns recentemente libertados, acompanhados de familiares daqueles que ainda são mantidos sob poder do Hamas na Faixa de Gaza, e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, com sua equipe.
De acordo com o jornal The Times of Israel, em trechos vazados da reunião, Netanyahu pôde ser ouvido dizendo às famílias que "não há possibilidade neste momento de trazer todos para casa. Alguém pode realmente imaginar que se isso fosse uma opção alguém a recusaria?". O portal israelense Ynet também citou as falas do premiê.
Segundo a mídia, a declaração foi recebida de forma indignada por muitos, com presentes relatando à mídia que algumas pessoas se levantaram e saíram da reunião no meio. Outras reclamaram que o primeiro-ministro não respondeu a todas as perguntas e leu texto de roteiro.
Em trecho transmitido pelo Canal 12 e citado pela mídia, a mãe de um refém gritou para o ministro da Defesa, Yoav Gallant.

"Não estou preparada para sacrificar meu filho pela sua carreira ou pela de qualquer um dos notáveis ​​aqui. Realmente não. Meu filho não se ofereceu para morrer pela pátria. Ele era um civil sequestrado de sua casa e de sua cama. […] Prometa-me que você trará de volta meu filho e todos os outros reféns, vivos", afirmou a israelense.

Danny Miran, o pai do refém Omri Miran, disse que toda a reunião foi caótica.

"A reunião foi um modelo de como o país é governado. Fomos convidados para as 15h00 [10h00 no horário de Brasília]; eles apareceram só às 15h45. Nos deixaram bravos, e brigamos entre nós. Eu saí no meio, não é aceitável."

Forças de Defesa de Israel (FDI) durante operação na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Panorama internacional
Israel justifica ataques ao sul de Gaza como 'grande oportunidade para encontrar líderes do Hamas'
Cerca de 120 pessoas ainda continuam reféns do Hamas desde o ataque do dia 7 de outubro. As declarações de Netanyahu são dadas enquanto é ventilado na mídia que Israel pretende inundar os túneis do Hamas com água do mar.
Também nesta terça-feira, o chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel (FDI), tenente-general Herzi Halevi, comentou os relatos sobre a inundação e disse que era "uma boa ideia", segundo a mídia.

"Estamos vendo muitas infraestruturas subterrâneas em Gaza, sabíamos que haveria muitas. Parte do objetivo é destruir essa infraestrutura.Temos várias formas [de lidar com os túneis], não vou falar de detalhes, mas incluem explosivos […] e outros meios […]", disse Halevi em resposta a uma pergunta em uma conferência de imprensa hoje (5).

Israel montou um sistema de grandes bombas que poderia usar para inundar a rede de túneis do Hamas na Faixa de Gaza com água do mar, uma tática que poderia destruir os túneis e expulsar os combatentes do seu refúgio subterrâneo, mas também ameaçar o abastecimento de água de Gaza, segundo autoridades dos EUA.
Um menino palestino caminha dentro de um túnel usado para exercícios militares durante uma exposição de armas em um acampamento de verão para jovens administrado pelo Hamas, na Cidade de Gaza, 21 de julho de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2023
Panorama internacional
Israel monta bombas para inundar túneis de Gaza com água do mar, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала