- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministros das Relações Exteriores da Rússia e do Irã assinam acordos para neutralizar sanções

© Sputnik / Grigory SysoevO ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participam de cerimônia de assinatura após uma reunião em Moscou. Rússia, 5 de dezembro de 2023
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participam de cerimônia de assinatura após uma reunião em Moscou. Rússia, 5 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2023
Nos siga no
Os chanceleres russo e iraniano, Sergei Lavrov e Hossein Amir-Abdollahian, respectivamente, se reuniram nesta terça-feira (5) em Moscou para estabelecer novas metas na luta contra sanções unilaterais.
Segundo o documento assinado, ambos os países utilizarão diversos meios para combater, mitigar ou compensar as consequências das sanções unilaterais impostas por outras nações. Além disso, Lavrov e Amir-Abdollahian discutiram diversas questões atuais, informou o Ministério das Relações Exteriores russo.
Neste dia 5 de dezembro, a capital russa acolhe a cúpula dos ministros das Relações Exteriores dos cinco Estados do litoral do Cáspio: Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão.
Já no dia 7, Moscou aguarda também a visita oficial do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que se reunirá com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.
O presidente iraniano examinará a cooperação bilateral entre os países, incluindo a economia, bem como uma série de questões da agenda regional e internacional, em particular a situação na Palestina.
O relacionamento entre Irã e Rússia cada vez mais ganha impulso, especialmente agora com a adesão iraniana ao BRICS, que começará a valer em janeiro do ano que vem. Além da cooperação na área diplomática e econômica, Moscou e Teerã também fecham bons acordos na área da defesa.
No final do mês passado, o vice-ministro da Defesa iraniano, Mehdi Farahi, confirmou que a República Islâmica finalizou os planos para a entrega de caças Su-35, helicópteros de ataque Mi-28 e caças subsônicos Yak-130 para treinamentos da Rússia, conforme noticiado.
Fila de carros no posto de controle de Lachin, que funciona como corredor para pessoas que saem de Nagorno-Karabakh com destino à Armênia, em 26 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Panorama internacional
Irã e Rússia denunciam o Ocidente por aumento das tensões no Cáucaso
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала