- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE russo cita prioridades do país na presidência do BRICS

© Sputnik / Grigory SysoevCúpula do BRICS na África do Sul, 23 de agosto de 2023
Cúpula do BRICS na África do Sul, 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Nos siga no
Durante a presidência da Rússia no BRICS, em 2024, o país pretende colocar o foco na cooperação interbancária, com ênfase no aumento das transações em moedas nacionais, informou o Ministério das Relações Exteriores russo.
"A delegação russa desenvolveu uma apresentação detalhada dos planos de trabalho para 2024. De acordo com a decisão da cúpula de Joanesburgo, durante a presidência russa será dada atenção especial à integração orgânica dos novos membros do BRICS na arquitetura do sistema multilateral de cooperação", afirmou.
Além disso, o país pretende trabalhar em novas modalidades de parcerias.
Ainda conforme o MRE, a Rússia coloca o objetivo de aumentar o papel dos Estados-membros do BRICS no sistema financeiro internacional, na cooperação interbancária, focada em negociações em moedas nacionais.

"Outras prioridades incluem o aumento da coordenação política externa no formato BRICS, principalmente nas principais plataformas internacionais, fortalecimento da interação sobre o combate ao terrorismo, lavagem de dinheiro, segurança da informação internacional, bem como devolução de bens obtidos por meios ilícitos", adicionou.

De 30 de novembro a 3 de dezembro, na África do Sul, foi realizada a reunião final dos sherpas e sub-sherpas dos países do BRICS, sendo a Rússia representada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov.
Bandeiras dos países-membros do BRICS são vistas durante a 15ª Cúpula do BRICS em Joanesburgo, África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Panorama internacional
Argentina não integrará o BRICS, diz futura chanceler do país
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала