- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Lula: só desisto de acordo Mercosul-UE 'após ouvir não' de todos os presidentes

© AP Photo / Peter DejongLula discursa em sessão plenária na COP28, em Dubai. Emirados Árabes Unidos, 1º de dezembro de 2023
Lula discursa em sessão plenária na COP28, em Dubai. Emirados Árabes Unidos, 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Nos siga no
Nesta segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que abordou com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, os esforços direcionados à conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), argumentando que o bloco europeu necessita definir sua posição em relação a um acordo equilibrado.
Durante uma coletiva de imprensa em Berlim, ao lado de Scholz, Lula afirmou que continuará a trabalhar em prol do acordo enquanto tiver oportunidade, destacando que seria irracional não finalizar a parceria após 23 anos de negociações.

Ele declarou: "Eu não vou desistir enquanto não conversar com todos os presidentes e ouvir o não de todos."

Por sua vez, Scholz assegurou que tanto a Alemanha quanto o Brasil desejam concluir o acordo entre os dois blocos. A Espanha, atual detentora da presidência rotativa do Conselho da UE, compartilha da visão de que as negociações podem ser encerradas até o final deste ano, conforme informou uma fonte do Ministério da Economia espanhol à agência Reuters.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes do embarque para Berlim, no aeroporto Al Maktoum, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 3 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2023
Notícias do Brasil
Acordo Mercosul-UE: 'Se não tiver acordo, paciência, não foi por falta de vontade', diz Lula
Durante evento realizado no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, a embaixadora Gisela Padovan abordou, na coletiva, a questão do acordo entre Mercosul e UE ao ser questionada sobre o posicionamento do presidente francês, Emmanuel Macron, que, no último sábado (2), após uma reunião com o presidente Lula à margem da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes, disse ser contra o acordo, classificando-o como antiquado.

"Não é nenhuma novidade [a declaração de Macron]. A França sempre foi um dos países que se opôs tradicionalmente ao acordo pela quantidade de subsídios agrícolas que existem naquele país. Então isso não é surpresa, mas a gente está contando com países como a Alemanha e como a Espanha, que têm interesse de buscar um acordo que seja bom para os dois lados", disse a embaixadora.

O Brasil buscou o auxílio dos dois países europeus para superar os impasses nas negociações, conforme destacou Padovan, secretária da América Latina e Caribe do Itamaraty, nesta manhã. A embaixadora afirmou que há vontade política para alcançar um consenso benéfico para ambos os blocos.
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, discursa na abertura da Cúpula Social do Mercosul, no Rio de Janeiro (RJ). Brasil, 4 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Notícias do Brasil
'Retomada da participação da sociedade civil': Mercosul Social marca início da cúpula do bloco no RJ
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала