DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Desenterram no Reino Unido uma estatueta de tartaruga associada com deus romano Mercúrio (FOTO)

© AP Photo / Henry Ramírez Olano Vista aérea das escavações no complexo arqueológico de El Toro
Vista aérea das escavações no complexo arqueológico de El Toro - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Nos siga no
Em julho do ano passado, um britânico usando um detector de metais descobriu perto da vila Wickham Skeith em Suffolk, no Reino Unido, uma estatueta de tartaruga romana de liga de cobre.
A tartaruga tem uma base plana, sem evidências de ter tido um fixador, sugerindo que era uma estatueta independente, e possivelmente parte de um conjunto maior de figuras, escreve Arkeonews.

Não se sabe exatamente a idade do artefato, mas os especialistas sugerem que remonta do início do século II d.C., uma vez que um exemplo semelhante foi desenterrado em camadas de assentamento que datam de cerca de 100-400 d.C., durante escavações na cidade romana de Colchester.

© Foto / Conselho do Condado de SuffolkEstatueta de tartaruga do período romano de liga de cobre é descoberta na vila de Wickham Skeith, Reino Unido
Estatueta de tartaruga do período romano de liga de cobre é descoberta na vila de Wickham Skeith, Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2023
Estatueta de tartaruga do período romano de liga de cobre é descoberta na vila de Wickham Skeith, Reino Unido
Tartarugas são muito frequentemente associadas com o deus Mercúrio no mundo romano, e este deus é muitas vezes retratado na iconografia acompanhado por tartarugas.
Mercúrio era o deus do comércio, da comunicação e dos viajantes. Uma possível razão para a associação com Mercúrio foi que cascos de tartaruga foram usados para fazer liras, instrumentos musicais de cordas usados na antiguidade, cuja invenção é atribuída a Mercúrio na mitologia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала