- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia: brutalidade dos ataques israelenses em Gaza não pode ser qualificada como legítima defesa

© AP Photo / Forças de Defesa de IsraelForças de Defesa de Israel durante ataque a prédio em operação por terra das brigadas armadas. Faixa de Gaza, 14 de novembro de 2023
Forças de Defesa de Israel durante ataque a prédio em operação por terra das brigadas armadas. Faixa de Gaza, 14 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Nos siga no
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Oncu Keceli, acusou neste sábado (2) Israel de ignorar completamente os direitos humanos na guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza. Para o chanceler, a brutalidade dos ataques que já deixaram mais de 16 mil palestinos mortos não pode ser qualificada como legítima defesa.
A declaração é uma resposta ao ministro israelense das Relações Exteriores, Eli Cohen, que disse nas redes sociais que a Turquia é responsável por acolher membros do Hamas que poderiam deixar Gaza.
"Como a história do conflito israelense-palestino demonstrou, quanto mais Israel oprime e priva as liberdades fundamentais, mais forte será a resistência que Israel enfrentará, e mais os palestinos defenderão os seus direitos coletivos e individuais", disse Kecheli.
Para o turco, a raiz do conflito é a ocupação por Tel Aviv de terras palestinas, considerada pelo país como "uma mentalidade expansionista e uma repressão que ignora completamente o direito (internacional) e os direitos humanos", resumiu o porta-voz.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse várias vezes que não considera o Hamas terrorista, ao mesmo tempo que usou a classificação para Israel. Desde o dia 7 de outubro, mais de 80% da população da Faixa de Gaza precisaram deixar suas casas por conta do conflito, além de conviverem com a falta de alimentos e até água potável.
Esta foto de longa exposição tirada do sul de Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza, mostra explosões no território palestino durante os ataques israelenses, enquanto as batalhas resumidas entre Israel e militantes do Hamas em 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Panorama internacional
Palestinos ficam cercados por bombas 'sem ter para onde ir' enquanto Israel cita 'vitória no sul'
Já o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse que o Exército retomou as operações por terra e ar com força total após o Hamas ter violado o cessar-fogo, que durou uma semana e terminou com a liberação de 100 reféns. Outros 210 palestinos foram soltos das prisões pelo país judeu.
A trégua entre Israel e o Hamas acabou na sexta-feira (1) e nenhuma prorrogação foi anunciada oficialmente. As Forças de Defesa de Israel (IDF) disseram que o Hamas abriu fogo contra o território israelense, e, por isso, os militares retomaram as hostilidades contra o movimento palestino na Faixa de Gaza.

Tel Aviv sofre ataque após 11 dias

Com quase 200 palestinos mortos na Faixa de Gaza desde o fim da trégua na guerra entre Hamas e Israel, o movimento confirmou também neste sábado que realizou disparos de foguetes contra Tel Aviv em resposta aos ataques israelenses contra a população civil.
"As Brigadas Al-Qassam bombardeiam Tel Aviv com mísseis em resposta aos massacres sionistas contra civis", disse a ala militar no Telegram.
Conforme um correspondente da Sputnik em Israel, as sirenes de ataque aéreo voltaram a soar na parte central do país pela primeira vez em 11 dias. Em Tel Aviv e cidades nos arredores, o sistema de defesa antimísseis Iron Dome foi ativado e há relatos de explosões no seu por conta das interceptações dos foguetes.
Mulher palestina busca abrigo em Khan Yunis, cidade destruída parcialmente pelos bombardeios israelenses, em 2 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Panorama internacional
Sem solução de dois Estados, o conflito Israel-Palestina será o motor da instabilidade, dizem EUA
As Forças de Defesa de Israel informaram que os alarmes sobre eventuais ataques foram ativados em toda a área metropolitana, que tem mais de 460 mil moradores. O sistema também está em funcionamento em várias cidades da parte central do país.
Apesar dos ataques, não há relatos de quedas de mísseis ou vítimas. O conflito começou no dia 7 de outubro após bombardeios do Hamas que driblaram o sistema de defesa israelense e provocaram a morte de 1,2 mil pessoas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала