Expansão da OTAN? Aliança reforça parceria de segurança cibernética com o Japão e a Coreia do Sul

© Foto / Jean-Christophe VerhaegenSombras projetadas em uma parede decorada com o logotipo da OTAN e bandeiras dos países-membros em Estrasburgo, leste da França, antes do início da cúpula da OTAN que marcou o 60º aniversário da organização, 2 de abril de 2009
Sombras projetadas em uma parede decorada com o logotipo da OTAN e bandeiras dos países-membros em Estrasburgo, leste da França, antes do início da cúpula da OTAN que marcou o 60º aniversário da organização, 2 de abril de 2009 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Nos siga no
O bloco militar concluiu nesta semana na Estônia as primeiras manobras de segurança cibernética com a participação plena dos dois países asiáticos.
Os países da OTAN concluíram recentemente um de seus principais exercícios de segurança cibernética na Estônia, onde a Coreia do Sul e o Japão participaram pela primeira vez, informou na sexta-feira (1º) o portal Defense News.
As manobras Coalizão Ciber 2023 (Cyber Coalition 2023, em inglês), realizadas em Tallinn, se focaram no compartilhamento de inteligência sobre ameaças e na resposta a cenários de ataque à infraestrutura crítica nacional virtual, e também contra alvos e estruturas de natureza militar.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, centro-esquerda, encontra-se com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, centro-direita, Tóquio, 31 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Panorama internacional
OTAN abrirá escritório no Japão ante 'desafios' trazidos por China e Rússia, diz mídia asiática
O evento envolveu 1.000 participantes de quase todos os países da OTAN, com exceção de Montenegro, Luxemburgo e Bélgica, que não compareceram este ano.
"Foi um próximo passo lógico para a Coreia do Sul e o Japão participarem do exercício e é um sinal do aprofundamento da cooperação que a OTAN vê com seus parceiros do Indo-Pacífico", comentou na terça-feira (28) David van Weel, vice-secretário-geral da OTAN para desafios emergentes de segurança, durante uma mesa redonda com a mídia.
Van Weel concluiu alguns dias antes do exercício uma visita ao Japão para se reunir com representantes do Ministério da Defesa do país asiático. Um comunicado divulgado pela OTAN diz que as reuniões se concentraram em discutir como fortalecer a cooperação em defesa cibernética, bem como tecnologias de defesa contra ameaças híbridas.
O responsável da OTAN apontou a Rússia, a China e a Coreia do Norte como ameaças cibernéticas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала