- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-diplomata: Zelensky é mantido numa 'bolha' pelo regime e não acredita que Washington o abandonará

© Sputnik / StringerVladimir Zelensky (à esquerda), presidente da Ucrânia, e Joe Biden, presidente dos EUA
Vladimir Zelensky (à esquerda), presidente da Ucrânia, e Joe Biden, presidente dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2023
Nos siga no
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, ainda nega que deixou de ser útil para o Ocidente, disse à Sputnik o ex-diplomata e denunciante ucraniano Andrei Telizhenko.
O índice de aprovação de Zelensky está em queda livre na Ucrânia. De acordo com o The Economist, as últimas sondagens indicam que no presidente ucraniano confiam 32% da população, o que é menos da metade dos que confiam no comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, general Valery Zaluzhny – 70 %.
"Hoje vemos a legitimidade do presidente, que teve 70 por cento de apoio dos ucranianos porque eles queriam a paz, caindo drasticamente, mesmo que a máquina de propaganda ainda esteja funcionando", observou Telizhenko.
"E ele [Zelensky] não está cedendo para [realizar] quaisquer eleições. Ele é um ditador. Ele se colocou lá. Ele disse que cumpriria um mandato. E agora ele parece ficar para um segundo mandato, mesmo que haja lei marcial, mas não há status militar ou qualquer reconhecimento oficial de guerra na Ucrânia. […] A lei em si é marcial, mas não há uma guerra oficial reconhecida pelo governo ucraniano ou pelo parlamento da Ucrânia oficialmente para impedir qualquer eleição", explicou o ex-diplomata.
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, participa de cerimônia de hasteamento de bandeiras em Izyum, 14 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Panorama internacional
O que se sabe sobre as tensões entre Zelensky e a cúpula militar da Ucrânia
Em agosto, Zelensky sugeriu que a realização de eleições, inicialmente programadas para março de 2024, seria possível – apesar da lei marcial – se o Ocidente fornecesse fundos e assistência. No entanto, quando sua disputa com o comandante das Forças Armadas do país atingiu seu auge, Zelensky descartou eleições, apesar dos principais decisores políticos ocidentais pedirem que ele realizasse o procedimento democrático para manter sua legitimidade.
De acordo com Telizhenko, o presidente ucraniano permanece em uma "bolha" de autoilusão.
"[Zelensky] não acredita que Washington o deixará", observa o delator. “Penso que ele ainda está na bolha controlada por seus membros de equipe e pelo regime, pelo [chefe de gabinete do presidente Andrei] Yermak e outros funcionários que o mantêm numa bolha e dizem: 'Você ainda é bem-vindo no Ocidente. Sim, eles podem ter esfriado um pouco, mas ainda estamos coordenando com Washington'. Mas acho que o Ocidente vai deixar cair essa bomba na Ucrânia e destruir Zelensky", afirmou Telizhenko.
Por fim, ele disse que o Ocidente mostrou sua verdadeira face na crise ucraniana decorrente, enquanto os políticos ucranianos corruptos demonstraram fraqueza e miopia desde que eles morderam a isca do Ocidente e adotaram a russofobia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала