- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil ingressará na OPEP+, mas não limitará produção de petróleo, diz presidente da Petrobras

© AFP 2023 / Mauro PimentelO presidente da empresa brasileira de energia Petrobras, Jean Paul Prates, fala durante entrevista coletiva na sede da Petrobras no Rio de Janeiro, Brasil, em 2 de março de 2023
O presidente da empresa brasileira de energia Petrobras, Jean Paul Prates, fala durante entrevista coletiva na sede da Petrobras no Rio de Janeiro, Brasil, em 2 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Nos siga no
De acordo com o chefe da petrolífera brasileira, país deve ingressar na OPEP+ como observador, não sujeito a cotas. Prates também afirmou que o Brasil analisará as regras de funcionamento da plataforma para tomar uma decisão em junho de 2024.
Na quinta-feira (30), foi anunciado que o Brasil vai fazer parte da OPEP+ a partir de janeiro do ano que vem. O anúncio foi recebido com surpresa por alguns setores e governos, ao mesmo tempo, levantou questões imediatas sobre se o Brasil participaria dos limites de produção.
No entanto, em entrevista à Reuters, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que o Brasil não limitará a produção do petróleo.
"Não há cota. Jamais faríamos parte de uma organização que impõe cotas [de produção] ao Brasil, a Petrobras é uma empresa de capital aberto e não podemos ter cotas", afirmou.
Prates, que em outubro recebeu no Brasil o secretário-geral da OPEP, Haitham Al Ghais, destacou que a OPEP+ é um grupo que inclui países sem direito de voto e aos quais não são impostos limites de produção, o que seria o caso do Brasil.
Uma plataforma petrolífera perto do Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Panorama internacional
Ingresso do Brasil na OPEP+ ajudará a tornar preços do petróleo mais controláveis, diz analista
"O Brasil começaria a participar das reuniões como uma espécie de membro observador, o que considero muito bom", disse o presidente, acrescentando que a medida seria fundamental para os esforços de transição energética da OPEP e do Brasil.
Ontem (30), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "confirmou nossa carta de cooperação" com a OPEP+ a partir de janeiro de 2024. No entanto, Prates disse hoje (1º) que "espera que o Brasil aceite formalmente o convite até junho".
"Em junho, vai ter outra reunião onde aí certamente, em Viena, o Brasil vai levar e dizer 'olha, eu topo participar, estou dentro'. E aí vai passar a participar das reuniões como uma espécie de membro observador", concluiu Prates.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала