- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Alerta máximo: risco de afundamento de solo da mina da Braskem deixa Maceió em estado de emergência

© Foto / UFAL / ArquivoRisco de afundamento de solo da mina da Braskem deixa Maceió em estado de emergência
Risco de afundamento de solo da mina da Braskem deixa Maceió em estado de emergência - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2023
Nos siga no
Por meio de nota, divulgada nesta sexta-feira (1º), a Defesa Civil de Maceió (AL) informou que continua em alerta máximo devido ao risco iminente de colapso em uma mina de exploração de sal-gema da Braskem. A região fica no antigo campo do Centro Sportivo Alagoano (CSA), no Mutange.
Segundo nota divulgada no final da manhã desta sexta-feira (1º), o deslocamento vertical acumulado da mina é de 1,42 metros, e a velocidade vertical é de 2,6 cm por hora.

"Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas", alerta o comunicado da Defesa Civil de Maceió.

Mina da Braskem, em Maceió - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Notícias do Brasil
Sob risco de colapso da mina da Braskem, Maceió aciona Exército e Marinha

Estado de emergência

Na quinta-feira (30), a prefeitura de Maceió decretou situação de emergência por 180 dias por causa do iminente colapso da mina, que pode provocar o afundamento do solo em vários bairros. A área já está desocupada, e a circulação de embarcações da população está restrita na região da lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, na capital.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), acionou na quarta-feira (29) o Ministério Público Federal (MPF), a Marinha e o Exército para formar um gabinete de crise contra a possibilidade de colapso.
De acordo com informações cedidas pela prefeitura, o movimento foi feito para acompanhar o agravamento dos tremores de terra e o risco iminente de colapso, segundo o comunicado oficial dos órgãos de controle e de segurança sobre o perigo do desastre.
O ofício foi encaminhado à força-tarefa dos bairros afundados, composta por representantes do MPF, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), além dos comandos da Marinha do Brasil, do Exército brasileiro, da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL), da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), da Equatorial Energia Alagoas e da Algás.
Pichações em muro de prédio desocupado em Maceió, capital de Alagoas, por causa da ameaça de subsidência do solo e problemas geológicos causados ​​por mina da Braskem - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2022
Notícias do Brasil
Moradores de Maceió processam a Braskem, gigante petroquímica
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала