- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA pressionam Turquia a restringir arrecadação de fundos para o Hamas no país

© AP Photo / Manuel Balce CenetaA secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Nos siga no
Subsecretário do órgão norte-americano afirmou que Ancara está ligada aos esforços anteriores do Hamas para angariar fundos de doadores, carteiras de investimento, instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos.
O Tesouro dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (30) que discutiu com autoridades do governo turco a respeito de suas profundas preocupações sobre o fato de o Hamas arrecadar fundos na Turquia e potencialmente violar leis locais, segundo a agência Reuters.

"Estamos profundamente preocupados com a capacidade do Hamas de continuar a angariar fundos e encontrar apoio financeiro [aqui na Turquia] para potenciais futuros ataques terroristas", disse o subsecretário do Tesouro para o Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson, acrescentando que Ancara é "proeminente" nos esquemas de angariação de fundos do Hamas e o grupo provavelmente tirará vantagem disso.

Washington sancionou várias entidades e indivíduos turcos no seu esforço para reduzir o financiamento ao grupo palestino após o ataque de 7 de outubro.
No entanto, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan não enxerga o Hamas como terrorista. Ao discursar para o Parlamento turco em outubro, Erdogan disse que o Hamas não era uma organização terrorista, mas sim um grupo que luta para proteger as terras e o povo palestino, conforme noticiado.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2023
Panorama internacional
Erdogan diz a secretário-geral da ONU que Israel deve ser julgado em tribunais internacionais
No entanto, mesmo que a Turquia considere o Hamas legítimo, disse Nelson, o grupo ainda pode violar as leis nacionais, embora o subsecretário não tenha dado nenhum exemplo específico de tal fato acontecer.
"Há oportunidades suficientes para a Turquia resolver esse problema sob as suas próprias autoridades legais nacionais, independentemente das sanções dos EUA", complementou o subsecretário.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала