- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden disse a Netanyahu que Israel não pode ter a mesma abordagem no sul da Faixa de Gaza, diz mídia

© AP Photo / Miriam AlsterO presidente dos EUA, Joe Biden (centro-esquerda), faz pausa durante reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (centro-direita), em Tel Aviv. Israel, 18 de outubro de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden (centro-esquerda), faz pausa durante reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (centro-direita), em Tel Aviv. Israel, 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2023
Nos siga no
O líder dos EUA está preocupado com o que poderá acontecer com as muitas centenas de milhares de moradores da Faixa de Gaza, segundo o Axios.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, alertou em uma conversa telefônica no domingo (26) Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, que durante uma possível operação militar no sul da Faixa de Gaza o Exército israelense não pode agir como fez no norte do território, informou na quarta-feira (29) o portal Axios, citando duas autoridades dos EUA.
As fontes da mídia indicam uma preocupação pelo mandatário norte-americano de que uma operação israelense no sul de Gaza poderia agravar a crise humanitária no enclave e causar pesadas baixas civis, já que mais de dois milhões de palestinos, incluindo aqueles que foram evacuados do norte, vivem lá atualmente.
Enquanto isso, o primeiro-ministro israelense teria dito que o povo não aceitará a cessação das hostilidades até que o objetivo principal da operação, que é a destruição completa do grupo palestino Hamas, seja alcançado.
Em resposta, segundo o Axios, Biden propôs mais conversas sobre os planos operacionais do Exército israelense no sul da Faixa de Gaza antes da retomada dos combates, e Netanyahu concordou com a ideia.
O Capitólio dos Estados Unidos é visto enquanto manifestantes se reúnem em uma demonstração pró-palestina pedindo um cessar-fogo em Gaza, em Washington, na sexta-feira, 17 de novembro de 2023. (Foto AP/Jose Luis Magana) - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2023
Panorama internacional
Casa Branca sob racha: cisão interna sobre guerra de Israel em Gaza tumultua gestão de Biden nos EUA
Conversas semelhantes ocorreram recentemente não apenas entre Biden e Netanyahu, mas também entre Lloyd Austin, secretário de Defesa dos Estados Unidos, e Yoav Gallant, ministro da Defesa de Israel, apontaram fontes do Axios.
Em resposta, John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, anunciou na terça-feira (28) que os EUA não apoiarão as operações militares israelenses no sul da Faixa de Gaza até que Tel Aviv informe Washington sobre os palestinos deslocados dentro do enclave.
"Temos sido muito claros em nossa política. Não apoiamos o deslocamento [de palestinos] para fora de Gaza. A maioria dessas pessoas não quer sair. É o lar delas", disse ele.
"E, como também dissemos, não apoiamos operações no sul [da Faixa de Gaza], a menos ou até que os israelenses possam demonstrar que levaram em conta todos os deslocados internos de Gaza", acrescentou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала