- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Instituto dos EUA elenca 4 razões pelas quais as tropas dos EUA deveriam sair do Iraque e da Síria

© AP Photo / Stephen B. MortonCerca de 130 soldados do Batalhão de Apoio de Sustentação da 87ª Divisão do Exército dos EUA, Brigada de Apoio da 3ª Divisão, esperam para embarcar no campo de aviação do exército Hunter em Savannah, Geórgia. EUA, 11 de março de 2022
Cerca de 130 soldados do Batalhão de Apoio de Sustentação da 87ª Divisão do Exército dos EUA, Brigada de Apoio da 3ª Divisão, esperam para embarcar no campo de aviação do exército Hunter em Savannah, Geórgia. EUA, 11 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Nos siga no
A presença militar de Washington no Iraque e na Síria não contribui para a paz no Oriente Médio. Não só isso, como também torna os soldados americanos alvos de ataques, concluiu um novo relatório do Quincy Institute for Responsible Statecraft (Instituto Quincy para Política Responsável, em tradução livre).
Desde o dia 17 de outubro, as forças norte-americanas alocadas nessas regiões foram atacadas 73 vezes, segundo a imprensa norte-americana. O número aumentou como resultado da escalada do conflito israelo-palestino, que começou em 7 de outubro.
Franco-atiradores do Exército ucraniano mudam de posição diante das tropas russas perto de Artyomovsk (Bakhmut, para os ucranianos), região de Donetsk, 2 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Panorama internacional
Ocidente está em uma posição fraca e será incapaz de formar mais um exército para Ucrânia, diz mídia
O secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, sugeriu em declaração no início de novembro que os ataques a ativos e pessoal dos EUA no Iêmen, no Iraque e em outros lugares estão ligados ao apoio de Washington a Israel e ao aumento militar sem precedentes dos Estados Unidos na região.
"Aos americanos, digo: se querem que as frentes secundárias parem, devem parar a agressão em Gaza", sublinhou o líder do Hezbollah em 11 de novembro.

"As consequências regionais da guerra Israel-Gaza demonstram por que a Casa Branca deveria eliminar, e não reforçar, a obsoleta e desnecessariamente provocativa presença de tropas dos EUA na Síria e no Iraque", observou Jason Brownlee, pesquisador da Universidade do Texas, no seu artigo para o Quincy Instituto.

Para Brownlee, é hora de o presidente Joe Biden redistribuir as forças norte-americanas para uma posição mais segura em alto mar. O acadêmico cita quatro motivos.

Por que os EUA deveriam sair? Entenda os pontos

Em primeiro lugar, a presença militar dos EUA na Síria e no Iraque proporciona uma oportunidade para as milícias xiitas aliadas ao Irã influenciarem a estratégia nacional dos EUA, atacando soldados na região, segundo o especialista.
Brownlee também enfatizou que cerca de 900 soldados dos EUA na Síria e 2.500 no Iraque "foram atacados" por milícias locais desde 17 de outubro. Esses ataques resultaram em "aproximadamente 62 feridos entre o pessoal dos EUA", segundo a vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do ministro da Justiça, Flávio Dino, e do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco, no Palácio do Planalto. Brasília, 27 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Notícias do Brasil
Presidente Lula indica Dino para o STF e Gonet para a PGR
Ao mesmo tempo, se alguém acredita que esses desprendimentos militares se "restringem à influência iraniana" na Síria e no Iraque, está errado, disse o acadêmico, referindo-se aos numerosos cartazes que mostram o comandante das forças especiais iranianas, Qasem Soleimani (morto em um ataque com drones dirigido pelos Estados Unidos em 3 de janeiro de 2020, em Bagdá), em todo o Iraque e ao primeiro-ministro iraquiano Mohammed Shia al-Sudani, que tem laços estreitos com Teerã.
Em segundo lugar, a presença militar prolongada dos EUA acarreta o risco de uma possível conflagração entre os Estados Unidos e o Irã, que seria muito mais perigosa e maior do que o conflito em Gaza.
O terceiro ponto, segundo o especialista, seria que as instalações militares dos EUA na Síria e no Iraque ainda se destinam a combater os remanescentes do Estado Islâmico (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países). A Casa Branca deveria ceder essa tarefa às milícias regionais, argumentou Brownlee.
De acordo com ele, os moradores fariam o trabalho com muito mais rapidez. Para provar a sua tese, o acadêmico se referiu ao Afeganistão, para onde as forças militares dos EUA saíram às pressas em agosto de 2021.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (à esquerda), caminha ao lado do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (à direita), em Kiev, Ucrânia, 9 de abril de 2022  - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Panorama internacional
Especialista: Zelensky e Ocidente são igualmente responsáveis por acabar com o acordo com Rússia
Levando em consideração tudo o que foi mencionado, Washington precisa pôr fim à sua presença desnecessária nos dois estados do Oriente Médio, o que permitiria ao mesmo tempo "uma política externa americana mais ágil", concluiu Brownlee.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала