- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA: auxílio militar a Ucrânia pode ser adiado para após as eleições de 2024, diz mídia

© AP Photo / Mariam ZuhaibCapitólio dos EUA, em Washington D.C., em 15 de novembro de 2023
Capitólio dos EUA, em Washington D.C., em 15 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2023
Nos siga no
Membros do Congresso dos EUA temem que, se um pacote de ajuda militar e financeira para a Ucrânia não puder ser acertado antes do Natal, ele possa ser adiado até depois das eleições presidenciais de 2024, que ocorrerão em novembro.
"Quanto maior o atraso, mais os partidos [Republicano e Democrata] serão apanhados pela febre eleitoral. Se não for possível chegar a um acordo antes do Natal, alguns no Congresso temem que as novas alocações de ajuda [à Ucrânia] possam ser adiadas até depois das eleições novembro de 2024", informou o veículo de mídia inglês The Economist, citando uma fonte no Senado dos EUA.
"E se Donald Trump for eleito presidente, pode parar completamente", afirmou.
Do outro lado do Atlântico, autoridades ucranianas temem que sem o apoio norte-americano, os aliados de Kiev na Europa possam desanimar. "Não importa o quanto aumentemos a produção local, estaremos extremamente dependentes de parcerias com o Ocidente", afirmou um alto funcionário ucraniano.

Ainda segundo outra fonte ucraniana "na primavera [europeia] o fluxo de ajuda militar era um rio largo, no verão era um riacho. Agora são algumas gotas de lágrimas".

Anteriormente, a Rússia alertou aos países da OTAN sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia é um alvo legítimo para a Rússia.
Lavrov afirmou ainda que os Estados Unidos e a OTAN estão diretamente envolvidos no conflito ucraniano, não só com o fornecimento de armas, mas também na formação de tropas no Reino Unido, Alemanha, Itália e outros países.
Soldados dos EUA inspecionam o sistema de mísseis de artilharia M142 HIMARS durante um exercício militar conjunto EUA-Filipinas em Salaknib em Laur, província de Nueva Ecija, norte das Filipinas, em 31 de março de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Panorama internacional
Analistas militares ocidentais alertam para fim do envio de armas à Ucrânia: 'Façam as pazes, tolos'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала