- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Palestinos usam trégua em Gaza para saírem de abrigos e ver o que aconteceu com suas casas

© AFP 2023 / Omar El-QattaaPalestinos caminham entre os escombros de edifícios destruídos no norte da Faixa de Gaza, após semanas de bombardeio israelense, quando um cessar-fogo de quatro dias entrou em vigor, 25 de novembro 2023
Palestinos caminham entre os escombros de edifícios destruídos no norte da Faixa de Gaza, após semanas de bombardeio israelense, quando um cessar-fogo de quatro dias entrou em vigor, 25 de novembro 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Nos siga no
Mais de 24 horas após a pausa de quatro dias nos combates, milhares de residentes da Faixa de Gaza estão fazendo uma viagem difícil ao sair de abrigos comunitários e acampamentos improvisados para descobrir o que aconteceu às suas casas.
Depois de sete semanas de bombardeios interrompidos, a palestina Tahani al-Najjar aproveitou a "calma" no sábado (25) para retornar às ruínas de sua casa, destruída por um ataque aéreo israelense que, segundo ela, matou sete pessoas da sua família e a forçou a ir para um abrigo.

"Onde vamos morar? Para onde iremos? Estamos tentando coletar pedaços de madeira para construir uma tenda para nos abrigar, mas sem sucesso. Não há nada para abrigar uma família", disse Najjar vasculhando os escombros.

Najjar, uma mulher de 58 anos, mãe de cinco filhos, natural de Khan Younis, no sul do enclave, disse à agência Reuters que os militares israelenses também destruíram sua casa em dois conflitos anteriores, em 2008 e 2014.
Para muitos dos 2,3 milhões de pessoas que vivem na pequena Faixa de Gaza, a pausa nos ataques aéreos e de artilharia quase constantes ofereceu uma primeira oportunidade para se movimentarem em segurança, fazerem um balanço da devastação e procurarem acesso à importação de ajuda, analisa a mídia.
© AFP 2023 / Omar El-QattaUm menino carrega itens recuperáveis ​​em sua bicicleta em 25 de novembro de 2023
Um menino carrega itens recuperáveis ​​em sua bicicleta em 25 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Um menino carrega itens recuperáveis ​​em sua bicicleta em 25 de novembro de 2023
Em uma colcha de retalhos de tendas improvisadas em frente ao Hospital Nasser, em Khan Younis, Mohammed Shbeir disse que estava desesperado para levar a sua família de volta para casa, no campo de refugiados de al-Shati, no norte.
Entretanto, decidiram não fazê-lo depois de ouvirem rumores de que pessoas que tentavam fazer isso haviam sido alvejadas.
"Não posso viver em uma tenda como esta. Eu tinha uma casa e sentia-me confortável com os meus filhos", afirmou Shbeir alimentando o filho com uma sopa de lentilhas porque não havia fórmula láctea disponível.
Nesta tarde (25), as Brigadas Al-Qassam, ala militar do Hamas, anunciaram o adiamento da liberação do segundo grupo de prisioneiros israelenses "até Israel cumprir sua parte do acordo", como resposta, Tel Aviv que encerrará o cessar-fogo se reféns não forem libertados até meia-noite.
© Omar El-QattaaUma mulher palestina segura seu bebê entre os escombros de edifícios destruídos na Cidade de Gaza, em 25 de novembro de 2023
Uma mulher palestina segura seu bebê entre os escombros de edifícios destruídos na Cidade de Gaza, em 25 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2023
Uma mulher palestina segura seu bebê entre os escombros de edifícios destruídos na Cidade de Gaza, em 25 de novembro de 2023
Desde que os militantes do Hamas lançaram o seu ataque às cidades israelenses em 7 de Outubro, matando 1.200 israelenses, a resposta de Israel tem sido a ofensiva mais sangrenta e destrutiva alguma vez presenciada no enclave de Gaza, com apenas 40 quilômetros de extensão.
Autoridades da Saúde palestina afirmam que o bombardeio matou mais de 14 mil pessoas, 40% delas crianças, e destruiu áreas residenciais. Eles também disseram que outros milhares de corpos podem permanecer sob os escombros, ainda sem registro no número oficial de mortos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала