- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

A Ucrânia se recusou a aceitar a principal condição da Rússia para a paz em 2022

© AP Photo / Efrem LukatskyVladimir Zelensky participa de conferência de imprensa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Kiev. Ucrânia, 4 de novembro de 2023
Vladimir Zelensky participa de conferência de imprensa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Kiev. Ucrânia, 4 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Nos siga no
A Rússia propôs a Kiev o término das hostilidades na primavera de 2022, mas com uma condição principal: a neutralidade da Ucrânia e sua não adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Kiev se recusou a aceitar, de acordo com David Arakhamia, que participou da delegação ucraniana nas negociações com a Rússia em 2022.
David Arakhamia, líder do partido Servo do Povo no Conselho Supremo da Ucrânia, descreveu as circunstâncias das negociações entre Moscou e Kiev em 2022 durante entrevista a um canal ucraniano. Segundo Arakhamia, que fez parte da delegação ucraniana nas negociações com a Rússia em 2022, a principal exigência do lado russo era a neutralidade de Kiev.
Artilheiros das Forças Armadas da Rússia na direção de Krasny Liman, durante a operação militar especial, foto publicada em 18 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2023
Operação militar especial russa
Ucrânia perdeu na última semana quase 1.700 militares na direção de Donetsk, diz MD da Rússia
A primeira rodada de negociações ocorreu em 28 de fevereiro de 2022 em Belarus, enquanto a segunda aconteceu no final de março, em Istambul.

"Na minha opinião, eles [a Rússia] realmente acreditavam até o fim que poderiam nos levar à neutralidade. Isso era crucial para eles", afirmou Arakhamia.

De acordo com ele, a Rússia estava disposta a encerrar o conflito se a Ucrânia aceitasse o estatuto de neutralidade. "E nos comprometermos a não aderir à OTAN. Na verdade, esse era o ponto-chave", disse o político.
Questionado sobre o motivo pelo qual Kiev se recusou a aceitar as condições da Rússia, Arakhamia afirmou que essa decisão foi influenciada, entre outras coisas, pelo então primeiro-ministro britânico.

"Além disso, quando voltamos de Istambul, Boris Johnson veio a Kiev e disse que não assinaríamos nada com eles e que iríamos lutar", revelou. Havia outras razões para rejeitar a neutralidade. "Para aceitar essa cláusula, teríamos que alterar a Constituição. Nosso caminho em direção à OTAN está definido na Constituição", explicou Arakhamia.

Soldados ucranianos caminhando por Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Panorama internacional
'Soldados enlouquecendo': Ucrânia não tem mais ninguém para lutar por causa da deserção
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала