- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mesmo sem eficácia, Ucrânia impõe novas sanções contra a Rússia

© AP Photo / Efrem LukatskyO presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante conferência de imprensa com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante conferência de imprensa com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2023
Nos siga no
Mesmo que ineficazes, as sanções ucranianas contra a Rússia aumentaram nesta quinta-feira (23), já que Kiev anunciou a imposição de bloqueios contra 147 indivíduos e 303 entidades jurídicas, predominantemente russos.
O decreto que estabelece tais medidas foi publicado no site oficial do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, e se referem à ação do Conselho Nacional de Segurança e Defesa (NSDC, na sigla em inglês).
Conforme os documentos, as sanções são direcionadas a empresas envolvidas em setores como transporte, manufatura, comercialização, logística e companhias aéreas. Tais empreendimentos têm registros na Rússia, no Chipre, na China, no Uzbequistão, na Turquia, nos Emirados Árabes Unidos, entre outros países.
Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, durante cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) em Samarkand, no Uzbequistão, em 16 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
Panorama internacional
Rússia consegue virar o jogo no que se refere às sanções ocidentais, afirma o Kremlin
Entre pessoas relevantes sancionadas pelo governo ucraniano, destacam-se o chefe da Diretoria Principal de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Sergei Rudskoy, o diretor-geral da agência TASS, Andrei Kondrashov, bem como os provedores de justiça das repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL), Daria Morozova e Victoria Serdyukova, respectivamente.
Além disso, as novas sanções ucranianas impactaram figuras como o ex-chefe da Rusnano, Anatoli Chubais, e o ex-ministro das Finanças russo, Alexei Kudrin.
Tanques de armazenamento de gás natural liquefeito (GNL) na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Panorama internacional
Sanções contra grande projeto de GNL da Rússia poderiam minar mercados globais de energia, diz mídia
As sanções, com períodos de duração de cinco e dez anos, incluem medidas como o bloqueio de ativos, a restrição das operações comerciais, a prevenção da transferência de capitais para fora da Ucrânia, a proibição da transferência de tecnologia e direitos de propriedade intelectual, além da suspensão de obrigações econômicas e financeiras e aquisição de terras.
Vale ressaltar que a Rússia permanece como o país mais sancionado do mundo. No entanto, apesar dos bloqueios, a economia russa demonstrou resistência e até mesmo desenvolveu novas áreas em resposta às sanções.
Funcionários trabalham na linha de produção de um novo modelo de carros - o sedã Moskvich 6 na Fábrica de Automóveis Moskvich Moscou, em Moscou, Rússia, 4 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
Indústria de automóveis e bancos russos ignoram sanções e obtêm lucros recordes, diz mídia americana
Enquanto as populações da Europa e dos EUA enfrentaram significativos impactos decorrentes da guerra de sanções e do apoio financeiro do Ocidente a Kiev, a Rússia manteve sua estabilidade econômica e encontrou maneiras de se adaptar ao cenário internacional.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала