- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Senado de Belarus aprova rescisão do acordo com a Ucrânia sobre postos de controle na fronteira

© AP Photo / Michal DyjukGuardas de fronteira poloneses patrulham a área de um muro de metal recém-construído na fronteira entre a Polônia e Belarus, perto de Kuznice, Polônia, em 30 de junho de 2022
Guardas de fronteira poloneses patrulham a área de um muro de metal recém-construído na fronteira entre a Polônia e Belarus, perto de Kuznice, Polônia, em 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2023
Nos siga no
O acordo entre Belarus e a Ucrânia sobre os postos de controle na fronteira entre os dois países está a um passo de ser rescindido: os senadores belarussos aprovaram nesta quarta-feira (22) um projeto de lei que autoriza o fim da medida por conta de violações significativas dos termos acordados pela parte ucraniana.
O texto, assinado em Kiev, estava em vigor desde 14 de dezembro de 1995.
A proposta, aprovada no Parlamento do país, segue para apreciação do presidente Aleksandr Lukashenko. Conforme o presidente do Comitê de Fronteiras de Belarus, Konstantin Molostov, o fim do acordo não vai trazer consequências negativas para Minsk no que diz respeito ao controle nos postos de passagem entre os dois países.
Isso por conta da decisão unilateral do governo do presidente Vladimir Zelensky, que já havia suspendido o acordo no ano passado, além de vários outros projetos em comum entre os países. A medida veio meses após o início da operação especial militar russa na Ucrânia.
Belarus e Ucrânia compartilham mais de mil quilômetros de fronteiras, que contam com vários postos de passagem. E diante do encerramento dos acordos pelos ucranianos, as autoridades belarussas têm formalizado, a nível jurídico nacional, o término desses documentos.
Posto de controle interestadual na fronteira entre Belarus e Ucrânia. Aleksandrovka, 23 de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2023
Operação militar especial russa
Belarus diz que mídia ucraniana está espalhando mentiras sobre tiroteio na fronteira

Cidadãos impedidos de atravessarem a fronteira

No ano passado, a Ucrânia suspendeu unilateralmente a passagem de cidadãos e veículos nos postos de passagem na fronteira com Belarus. O porta-voz oficial do Comitê Estadual de Fronteiras de Belarus, Anton Bychkovsky, afirmou em setembro que o país estava pronto para facilitar a passagem de cidadãos pela fronteira com a Ucrânia.
Ao mesmo tempo, o comitê repetidamente denunciou provocações da parte ucraniana na fronteira: incursão de drones no território e danos aos marcos fronteiriços, além da exibição de bandeiras da oposição em Belarus e transmissão de mensagens de propaganda por alto-falantes direcionadas aos guardas do país.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала