- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo reduz previsão oficial do crescimento do PIB no Brasil para 3%

© Rafa Neddermeyer/Agência BrasilPrédio do Ministério da Fazenda na Esplanada dos Ministérios. Brasília, 11 de novembro de 2023
Prédio do Ministério da Fazenda na Esplanada dos Ministérios. Brasília, 11 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2023
Nos siga no
A estimativa de crescimento do produto interno bruto (PIB) do Brasil em 2023 foi reduzida de 3,2% para 3% pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda. Conforme previsões do Boletim MacroFiscal divulgado nesta terça-feira (21), a estimativa de inflação para o ano também foi reduzida.
A revisão do indicador aconteceu, segundo o Ministério da Fazenda, motivada pela expectativa de crescimento zero no PIB no terceiro trimestre. Anteriormente, a previsão era de uma alta de 0,1%. Ainda houve uma revisão da alta da atividade econômica para o setor de serviços no Brasil, que passou de 2,3% para 2,2%.
Já com relação ao quarto e último trimestre do ano, a perspectiva de governo ainda é de crescimento, principalmente por conta da manutenção do consumo das famílias provocada pelo aumento da massa de renda real do trabalho e das melhores condições de acesso ao crédito.
O setor agropecuário é o principal responsável pela alta do PIB brasileiro, em meio a uma expectativa de crescimento de 14%. Já a indústria deve avançar em 1,9%.
Conforme o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, houve melhoria significativa no mercado de crédito por conta do início da queda dos juros pelo Banco Central. "Tanto a concessão de crédito para pessoa física quanto para pessoa jurídica mostra uma recuperação. Do ponto de vista do mercado de capitais, a emissão de debêntures [títulos de empresas privadas] acelera a tendência de crescimento, aproximando-se das curvas de 2021 e 2022", declarou à Agência Brasil.
Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em 17 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.11.2023
Panorama internacional
Lula reafirma querer fechar acordo UE-Mercosul ainda neste ano; Europa lança dúvidas sobre Argentina

Expectativa de inflação

O governo prevê, ainda, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país, tenha um recuo de 4,85% para 4,66% em 2023. O indicador está levemente abaixo da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, entre 1,75% e 4,75%.
Para o próximo ano, a estimativa para a inflação oficial subiu por causa do reajuste do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) pelos estados do Sul e do Sudeste, além de mudanças pequenas no cenário para o dólar e o preço das commodities.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para estabelecer o valor do salário-mínimo e corrigir aposentadorias, deverá encerrar este ano com variação de 4,04%, segundo a previsão da SPE, contra 4,36% previstos no boletim anterior, divulgado em setembro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала