- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Argentina não vai aderir ao BRICS', diz candidata ao Ministério de Relações Exteriores da Argentina

© Sputnik / Pavel BednyakovUm funcionário levanta a bandeira da Argentina durante a preparação para a cúpula do G20 em Roma, Itália (foto de arquivo)
Um funcionário levanta a bandeira da Argentina durante a preparação para a cúpula do G20 em Roma, Itália (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2023
Nos siga no
A Argentina não ingressará no BRICS, disse à Sputnik Diana Mondino, candidata ao cargo de ministra das Relações Exteriores da Argentina, após a eleição presidencial.
"Não", disse ela quando questionada se o país aderiria ao BRICS em 1º de janeiro de 2024. "Não sei por que existe tanto interesse nos BRICS", acrescentou Mondino.
A candidata acrescentou ainda que o novo governo não tem nada nem contra nem a favor do BRICS: "Não entendemos [...] qual seria a vantagem para a Argentina neste momento. Se depois resultar que há uma vantagem, é óbvio que a analisaremos".
Questionada sobre importações e importações, a cotada para o ministério, Diana Mondino diz que o país vai cortar relações com os principais mercados que mantêm: Brasil e China.

"Vamos parar de interagir com os governos do Brasil e da China", declarou.
Nesse domingo (19), o político de extrema-direita Javier Milei venceu as eleições presidenciais na Argentina. Ele toma posse no dia 10 de dezembro. Milei defende a dolarização da economia e uma política externa orientada para Israel e os Estados Unidos. Ele também é contra a adesão ao BRICS.

Membros BRICS

Atualmente, o BRICS inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em agosto, a cúpula do BRICS em Joanesburgo convidou a Argentina, o Egito, a Etiópia, o Irã, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita a tornarem-se membros de pleno direito do bloco em 1º de janeiro de 2024.
Manifestantes com uma bandeira argentina e tochas fazem marcha para comemorar o 41º aniversário da Guerra das Malvinas, contra a Inglaterra, em Buenos Aires. Argentina, 1º de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Panorama internacional
Entrada da Argentina no BRICS pode dar novo fôlego à demanda pela soberania sobre as ilhas Malvinas?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала