- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Xi dominou cúpula da APEC enquanto Biden foi hostil e errático, diz especialista

© AP Photo / Alex BrandonPresidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022
Presidentes da China e dos EUA, Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden, durante reunião bilateral à margem da cúpula do G20 na Indonésia, em 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
Nos siga no
A recente reunião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) mostrou as diferenças entre o presidente chinês e o líder norte-americano.
O especialista em política internacional Demián Bia afirmou à Sputnik que Xi Jinping se destacou por sua diplomacia e liderança, se mostrando sensato e profissional, enquanto o presidente americano, Joe Biden, foi criticado por sua atitude hostil e errática.
"Enquanto Xi afirmou antes do início da reunião que o planeta Terra era grande o suficiente para os dois países, assegurando aos empresários dos EUA e da China que queria ser visto novamente como um amigo e que não haveria um completo desvinculamento entre os dois países, Biden declarou que seu país estava fazendo as coisas melhor que Pequim e, quando terminou o encontro com o líder chinês, afirmou à mídia que Xi é um ditador", destacou o analista.
O especialista também ressaltou a postura de Xi Jinping a favor do livre comércio e a integração da economia regional, contrastando com a retórica protecionista de Biden.

"O líder chinês mostrou altura e pragmatismo, tanto com Biden como em suas intervenções públicas, e no diálogo com os executivos americanos, dizendo que era necessária a colaboração e não o confronto para gerar confiança, e que os países devem ser parceiros e não concorrentes", observou.

Ele também sugere que a China está emergindo como um líder global, enquanto os EUA estão perdendo influência na região Ásia-Pacífico.
Xi Jinping (à esquerda) e Joe Biden (à direita), presidentes da China e dos EUA, respetivamente, apertam as mãos enquanto se reúnem à margem da Cúpula do G20 em Nusa Dua, Bali, Indonésia, 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Panorama internacional
'Nem fria, nem quente': líder chinês diz que não quer guerra com os EUA e enviará pandas 'da paz'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала