- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eleições argentinas: aliados dos candidatos denunciam problemas com cédulas de votação no 2º turno

© AFP 2023 / Tomas CuestaCandidatos presidenciais na Argentina, Javier Milei, (à esquerda), e Sergio Massa, (à direita)
Candidatos presidenciais na Argentina, Javier Milei, (à esquerda), e Sergio Massa, (à direita) - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
Nos siga no
Aliados dos presidenciáveis denunciaram, neste domingo (19), supostos problemas com as cédulas utilizadas na votação do segundo turno da Presidência Argentina.
Os seguidores do ultraliberal Javier Milei, que fazem parte do partido A Liberdade Avança, se dizem particularmente preocupados com a possibilidade de eleitores terem utilizado cédulas remanescentes das eleições primárias (Paso) para votar.
Isso é motivo de preocupação devido às regulamentações tanto da região administrativa da capital, Caba, quanto da província de Buenos Aires, que estabelecem que apenas as "boletas" específicas para as eleições datadas de 19 de novembro, ou as do primeiro turno, em 22 de outubro, são consideradas válidas.
Pedestre argentino passa por cartazes de campanha relacionados às eleições contra o candidato presidencial Javier Milei, com dizeres Pequenas e médias empresas sim. Motosserra não. O futuro é trabalho e produção, em Buenos Aires. Argentina, 19 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Panorama internacional
Massa e Milei encerram campanha antes da eleição mais acirrada da história na Argentina
Membros do partido A Liberdade Avança apresentaram um documento ao órgão eleitoral da província de Buenos Aires, no qual alegam ter relatos de cédulas das Paso circulando em pelo menos quatro centros de votação e solicitam que esses votos sejam incluídos na contagem final.

"Entendemos que é vital [...] que também sejam aprovadas nessas eleições as cédulas das Paso, uma vez que ela expressa a vontade genuína do eleitor", diz o texto, segundo o jornal argentino La Nación. O documento é assinado, entre outros, por Karina Milei, irmã de Javier Milei e responsável por chefiar sua campanha.

"É uma eleição totalmente transparente". Ao jornal Clarín, o assessor do A Liberdade Avança Guillermo Francos disse que "não há nada a observar além das coisas que surgiram ao longo do dia e que foram resolvidas ao longo do caminho".

Além disso, disse que "não houve cédulas faltantes, como alguns disseram". E, embora ainda não tenha mesas de testemunhas, mostrou-se otimista quanto aos resultados: "Foi um dia em que a democracia se expressou".

Javier Milei (à esquerda) aperta a mão de Sergio Massa no final de um debate em Buenos Aires. Argentina, 8 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
Panorama internacional
Massa contra Milei: Argentina se prepara para saber quem será eleito presidente (VÍDEOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала