- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin propõe que França apresente pedido de adesão ao BRICS 'se esse for seu desejo'

© Sputnik / Mikhail MetzelPresidente russo, Vladimir Putin durante sessão plenária do IX Fórum Cultural Internacional — Fórum das Culturas Unidas, em São Petersburgo, Rússia, em 17 de novembro de 2023
Presidente russo, Vladimir Putin durante sessão plenária do IX Fórum Cultural Internacional — Fórum das Culturas Unidas, em São Petersburgo, Rússia, em 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Nos siga no
Ao discursar em São Petersburgo, o líder declarou que "a Rússia não quer romper relações com ninguém; ela não 'fecha portas, nem janelas'" e que o BRICS "não é uma organização militar, mas sua formação permite construir entendimentos mútuos".
Nesta sexta-feira (17), durante o IX Fórum Cultural Internacional de São Petersburgo, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que caso Paris queira aderir ao BRICS, poderá enviar uma solicitação.

"Quanto à participação da França nos trabalhos do BRICS, por favor, se a França desejar, pode deixar um pedido, vamos estudá-lo. Ainda mais tendo em conta que a Rússia presidirá o BRICS no próximo ano, como já disse", afirmou o líder.

Em junho, o presidente francês, Emmanuel Macron, solicitou permissão à África do Sul para participar da 15ª Cúpula do BRICS, que foi realizada em agosto, em Joanesburgo.
Emmanuel Macron, presidente da França, fala aos embaixadores franceses durante a conferência de embaixadores no Palácio do Élysée, em Paris, França, 28 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2023
Panorama internacional
Macron vê no alargamento do BRICS a possível criação de 'uma ordem mundial alternativa'
Na época, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Ryabkov, comentando o desejo de Macron de participar da cúpula, indicou que a presença francesa na reunião era inadequada, uma vez que Paris segue uma política hostil em relação à Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала