- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Forças russas fizeram 24 ataques em postos de comando ucranianos na última semana, diz MD da Rússia

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitar do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia na direção de Krasny Liman, na zona de operação militar especial, foto publicada em 15 de novembro de 2023
Militar do Distrito Militar Central das Forças Armadas da Rússia na direção de Krasny Liman, na zona de operação militar especial, foto publicada em 15 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Nos siga no
Os militares russos eliminaram mais de 4.000 efetivos ucranianos na última semana, além de armas como lançadores múltiplos de foguetes Grad e projéteis de Himars, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.
O agrupamento de tropas Tsentr (Centro) das Forças Armadas da Rússia repeliu na direção de Krasny Liman 23 ataques inimigos e eliminou mais de 1.100 militares e 27 equipamentos das Forças Armadas da Ucrânia na última semana, informou nesta sexta-feira (17) o Ministério da Defesa russo.
Segundo ele, o agrupamento, apoiado pela aviação, fogo de artilharia e sistemas pesados de lança-chamas, também destruiu oito veículos blindados de combate, 14 carros e cinco peças de artilharia de campo.
Nas direções de Kherson e Zaporozhie, junto do rio Dniepre e na região de Zaporozhie, as tropas russas rechaçaram três ataques inimigos e aniquilaram cerca de 885 efetivos adversários, além de dois tanques, nove veículos militares blindados, 14 carros, 23 peças de artilharia de campo e um lançador múltiplo de foguetes Grad.
"Na direção de Donetsk, o agrupamento de tropas Yug [Sul] repeliu 33 ataques inimigos e infligiu danos aos militares e equipamento das Forças Armadas da Ucrânia nas áreas dos povoados de Maryinka, Kurdyumovka, Razdolovka, Andreevka e Klescheevka, na República Popular de Donetsk, durante o período indicado. As perdas totais do inimigo nessa direção foram de mais de 1.810 militares mortos e feridos, dois tanques, 15 veículos blindados de combate, 24 carros e 22 peças de artilharia de campo."
"Ataques aéreos e fogo de artilharia atingiram os militares e equipamentos das 30ª, 54ª, 57ª e 67ª Brigadas Mecanizadas das Forças Armadas da Ucrânia nas áreas dos povoados de Sinkovka, Timkovka e Zagoruykovka, na região de Carcóvia. As perdas totais do inimigo foram de mais de 575 militares mortos e feridos, dois tanques, dez veículos de combate blindados, 11 carros, e também 13 peças de artilharia de campo", relatou o órgão militar.
Ele acrescentou que as unidades do agrupamento de tropas Zapad (Ocidente) na direção de Kupyansk atingiram 26 ataques inimigos na semana passada e continuaram melhorando suas posições ao longo do front.
Os soldados russos também assumiram posições mais vantajosas na direção a sul de Donetsk, onde eliminaram mais de 745 combatentes, 12 veículos de combate blindados, 15 carros, 20 peças de artilharia de campo, e um lança-foguetes Grad ucranianos.
Enquanto isso, entre sábado (11) e sexta-feira (17), as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram 24 ataques combinados, com armas de precisão e veículos aéreos não tripulados, em resultado dos quais foram atingidos os postos de comando avançados e áreas de localização do pessoal de comando da Força-Tarefa Liman, Força-Tarefa Khortitsa, e também pontos de destacamento temporário dos militantes das formações nacionais Azov e Pravy Sektor, detalhou o ministério sobre os dois grupos extremistas proibidos na Rússia.
Além disso, segundo ele, foram destruídos arsenais de artilharia, armazéns de armas, equipamentos militares, combustível e lubrificantes, infraestrutura de aeródromos, e um centro de treinamento de atiradores e engenharia ucranianos.

"No decorrer dos combates aéreos e antiaéreos, foram abatidas três aeronaves MiG-29 da Força Aérea da Ucrânia. Além disso, as forças de defesa aérea destruíram 22 lançadores múltiplos de foguetes Himars, duas bombas aéreas guiadas JDAM e 198 veículos aéreos não tripulados ucranianos", indica o relatório, referindo ainda que na última semana a aviação tático-operacional e as tropas de mísseis das Forças Armadas da Rússia destruíram uma estação de radar S-300 e três radares de contrabateria, incluindo um Cobra e dois AN/TPQ-50.

No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 536 aviões, 254 helicópteros, 8.989 veículos aéreos não tripulados, 441 sistemas de defesa antiaérea, 13.446 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.185 lançadores múltiplos de foguetes, 7.123 peças de artilharia de campanha e morteiros e 15.342 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала