DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Telescópio Espacial James Webb detecta 2 das galáxias mais distantes já descobertas (FOTO)

© Foto / ESA/Hubble & NASA, A. Evans, R. ChandarO Telescópio Espacial Hubble registrou o Arp 298, um par de galáxias interagindo. O Arp 298, que engloba duas galáxias, NGC 7469 e IC 5283, fica a aproximadamente 200 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Pégaso
O Telescópio Espacial Hubble registrou o Arp 298, um par de galáxias interagindo. O Arp 298, que engloba duas galáxias, NGC 7469 e IC 5283, fica a aproximadamente 200 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Pégaso - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Nos siga no
Revelações recentes fornecidas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) permitiram uma compreensão mais profunda sobre a formação de galáxias, confirmando os princípios fundamentais da teoria do Big Bang.
O JWST, conhecido por sua precisão, alterou mais uma vez nosso entendimento sobre o cosmos, depois que foi capaz de revelar duas galáxias: a UNCOVER-z13 e a UNCOVER-z12. Os resultados do estudo foram publicados no Astrophysical Journal Letters.
Utilizando a lente gravitacional do aglomerado de galáxias Abell 2744, o telescópio espreitou para o passado e confirmou estas galáxias como a segunda e a quarta mais distantes já observadas. As galáxias, situadas a cerca de 3,5 bilhões de anos-luz de distância, têm características únicas, desafiando a típica forma de galáxias a tais distâncias.
Elas existiam quando o Universo tinha apenas cerca de 330 milhões de anos, são pobres em metais e formam ativamente estrelas. De acordo com as teorias atuais da astronomia, o Universo tem cerca de 13,7 bilhões de anos.
O Phys-org postou hoje [imagens] das galáxias extremamente distantes UNCOVER-Z13 e UNCOVER-Z12.. A primeira é a segunda galáxia mais distante já descoberta.
"As galáxias descobertas anteriormente a estas distâncias apareciam como um ponto nas nossas imagens […] mas uma das nossas parece alongada, quase como um amendoim, e a outra parece uma bola fofa", disse em comunicado Bingjie Wang, especialista que faz parte da equipe do JWST UNCOVER.
Ambas as galáxias partilham características-chave que apoiam o modelo do Big Bang. Elas são jovens, pequenas, possuem um baixo nível de elementos pesados e formam ativamente estrelas. Essas descobertas se alinham com a teoria dos estágios primordiais do Universo, onde as galáxias evoluíram através de fusões e rápido crescimento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала