- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Reservas de urânio enriquecido do Irã estão 22 vezes acima do limite, diz AIEA

© AP Photo / IRIB Imagem de 17 de abril de 2021 de um vídeo divulgado pela TV estatal República Islâmica Irã Broadcasting (IRIB, na sigla em inglês), várias máquinas de centrífuga em fila ocupam o salão danificado no domingo, 11 de abril de 2021, na Instalação de Enriquecimento de Urânio de Natanz, Teerã
Imagem de 17 de abril de 2021 de um vídeo divulgado pela TV estatal República Islâmica Irã Broadcasting (IRIB, na sigla em inglês), várias máquinas de centrífuga em fila ocupam o salão danificado no domingo, 11 de abril de 2021, na Instalação de Enriquecimento de Urânio de Natanz, Teerã - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Nos siga no
Nesta quarta-feira (15), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que o Irã tem urânio enriquecido com até 60% de pureza próximo do grau de armamento para três bombas atômicas.
O relatório da AIEA aponta que o país persa armazenou um volume de urânio enriquecido cerca de 22 vezes maior do que o limite estabelecido pelo Plano de Ação Conjunta Global (JCPOA, na sgila em inglês), acordo que, após a retirada dos Estados Unidos em 2018, passou a ser praticamente um texto virtual sem maiores efeitos.
Desde o último relatório lançado em 4 de setembro, o estoque iraniano de urânio enriquecido até 60% cresceu mais 6,7 quilos, chegando a 128,3 quilos, disse um dos dois documentos enviados aos Estados-membros da agência nuclear das Nações Unidas e visto pela Reuters.
Isto é mais de três vezes os cerca de 42 quilos que, pela definição da AIEA, são teoricamente suficientes, se forem ainda mais enriquecidos, para uma bomba nuclear.
Além da quantidade total de material nuclear, a agência da ONU vem mostrando preocupação com os avanços do país no grau de enriquecimento.
No começo do ano, a AIEA apontou que partículas de urânio chegaram a ser enriquecidas a 83,7% de pureza na instalação de Fordo, grau próximo ao apontado como necessário para uso militar, reporta o jornal O Globo.
Ebrahim Raisi, presidente do Irã, dá discurso após participar de oração na Mesquita Istiqlal em Jacarta, Indonésia, 24 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
Irã revela motivo pelo qual aumenta o nível de enriquecimento de urânio
Oficialmente, o Irã afirma que seu programa nuclear tem fins puramente pacíficos, com o líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, citando com frequência uma "fatwa" (decreto religioso islâmico) que veta explicitamente o uso de armas de destruição em massa, incluindo as nucleares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала