DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

China lança Internet mais rápida do mundo com velocidade de 1,2 terabyte por segundo

© iStock.com / pirankaRepresentação de uma rede de dados
Representação de uma rede de dados - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Nos siga no
Especialistas chineses de mais de 40 universidades desenvolveram uma rede entre cidades que pode transmitir dados a uma velocidade de 1,2 terabyte por segundo.
O denominado plano de Infraestrutura de Tecnologia de Internet do Futuro da China (FITI, na sigla em inglês), começou em julho.
Na segunda-feira (13), foi lançado oficialmente em uma coletiva de imprensa na Universidade de Tsinghua, depois de funcionar de maneira confiável e passar por todos os testes operacionais.
A rede, entre as cidades de Pequim, no norte, Wuhan, no centro, e Guangzhou, no sul de Guangdong, é composta por aproximadamente 3 mil quilômetros de cabos de fibra óptica, segundo o jornal South China Morning Post.
Wu Jianping, da Academia Chinesa de Engenharia e líder do projeto FITI, explicou que a rede de alta velocidade "não foi apenas uma operação bem-sucedida", como também oferece à China "tecnologia avançada para construir uma Internet ainda mais rápida".
Por sua vez, Wang Lei, vice-presidente da Huawei Technologies, observou que a rede é capaz de transferir dados equivalentes a 150 filmes em alta definição em apenas um segundo.
A nova rede chinesa demonstra a soberania e independência tecnológica do país frente aos concorrentes, como EUA e Japão.
Representação de um robô cientista - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Ciência e sociedade
Robô com IA da China sintetiza catalisadores para produção de oxigênio em Marte
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала