- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia lança 'ataque diplomático' para atingir cessar-fogo entre Israel e Hamas, revela mídia

© AFP 2023 / Adem AltanRecep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, participa de coletiva de imprensa com Karl Nehammer, chanceler da Áustria, no complexo presidencial de Ancara. Turquia, 10 de outubro de 2023
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, participa de coletiva de imprensa com Karl Nehammer, chanceler da Áustria, no complexo presidencial de Ancara. Turquia, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Nos siga no
A Turquia lança um "ataque diplomático" para conseguir um cessar-fogo e iniciar um diálogo entre Israel e o Hamas. O líder turco, Recep Tayyip Erdogan, e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, acelerarão a "diplomacia telefônica", de acordo com artigo do jornal turco Yeni Safak.
Anteriormente, uma fonte do governo turco disse que Erdogan lançará uma "diplomacia telefônica", e as conversas com o líder russo Vladimir Putin sobre a situação em Gaza não foram descartadas.
"A Turquia, que continua com suas iniciativas para acabar com os massacres de Israel e devolver a Palestina às suas fronteiras de 1967, está lançando um segundo ataque diplomático", ressalta a publicação.
O presidente, Recep Tayyip Erdogan, e o ministro das Relações Exteriores, Hakan Fidan, acelerarão a diplomacia telefônica para chegar a uma solução na região.
"A Turquia manterá conversações com líderes para acabar com a ocupação israelense e estabelecer uma paz duradoura por meio da criação de um Estado palestino independente, tendo Jerusalém Oriental como sua capital", escreve a mídia.
Em primeiro lugar, serão realizadas reuniões com os 45 países que se abstiveram de votar na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a situação em Gaza, de acordo com o artigo.
"Países como Albânia, Austrália, Bulgária, Camarões, Estônia, Etiópia, Finlândia, Ucrânia e Zâmbia serão examinados. Todos eles serão entrevistados um a um. Os países africanos serão os primeiros a serem entrevistados diplomaticamente. Além de conversas telefônicas, serão realizadas reuniões privadas", resumiu o jornal turco.
Em 7 de setembro, o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de três mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 360 mil reservistas.
Palestinos feridos ficam em corredor do hospital Al-Shifa, um dos mais bombardeados por Israel. Cidade de Gaza, 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2023
Panorama internacional
Hospitais na região norte da Faixa de Gaza pararam de funcionar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала