- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Iraque assina acordo para retirar ExxonMobil dos EUA de campo petrolífero e dar entrada à PetroChina

© AFP 2023 / Ahmad Al-RubayeUma imagem mostra o campo petrolífero Halfaya, pertencente à empresa PetroChina, no distrito de al-Kahla, na cidade de Amara, ao sul de Bagdá, em 26 de julho de 2022.
Uma imagem mostra o campo petrolífero Halfaya, pertencente à empresa PetroChina, no distrito de al-Kahla, na cidade de Amara, ao sul de Bagdá, em 26 de julho de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2023
Nos siga no
Após a saída do campo petrolífero, a norte-americana ExxonMobil não terá presença no setor energético iraquiano, disse o responsável pelo campo petrolífero e rondas de licenciamento.
O Iraque assinou um acordo com a gigante de energia norte-americana ExxonMobil para finalizar sua saída do campo petrolífero West Qurna 1 e permitir que a PetroChina se torne a principal contratada do campo, segundo informou a Reuters.

"Estudamos o acordo de liquidação e o Ministério do Petróleo com a Basra Oil Company [BOC] acredita que a melhor opção é a PetroChina tornar-se o contratante principal de West Qurna 1", disse Hassan Mohammed, vice-gerente da Basra Oil e responsável pelos campos petrolíferos e rondas de licenciamento, acrescentando que a PetroChina deterá a maior participação no campo após a saída da Exxon.

Bagdá também assinou um "acordo de venda" que organiza as questões financeiras para finalizar o processo de aquisição da participação da ExxonMobil no campo petrolífero West Qurna 1 pela estatal iraquiana Basra Oil, disse Mohammed.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela, 30 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2023
Panorama internacional
Maduro acusa EUA de usar ExxonMobil para exercer controle sobre Essequibo
O acordo de venda inclui o compromisso de resolver em futuras negociações o valor fiscal que a ExxonMobil deverá pagar pela venda de sua participação no campo.
"A questão fiscal ainda não está resolvida e segundo o acordo de venda temos duas opções: chegar a um acordo fiscal ou recorrer à arbitragem", disse o executivo do BOC.
West Qurna 1, no sul do Iraque, é um dos maiores campos petrolíferos do mundo, com reservas recuperáveis ​​estimadas em mais de 20 mil milhões de barris. Atualmente produz cerca de 560 mil barris por dia, disseram os funcionários de campo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала