- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mauro Vieira diz não ter previsão para saída de brasileiros em Gaza

© Folhapress / Ton MolinaMauro Vieira, chanceler do Brasil
Mauro Vieira, chanceler do Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Nos siga no
Em coletiva, chanceler diz que a atual situação em Gaza não permite dizer quando o grupo de 34 brasileiros será autorizado a deixar o enclave.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em coletiva nesta sexta-feira (10) que não há previsão para a saída do grupo de brasileiros sitiados na Faixa de Gaza.
Na última quinta-feira (9), foi noticiado pela mídia que o grupo recebeu autorização para saída, mas não houve confirmação oficial. Nesta manhã (10), a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, foi novamente fechada, sem previsão de quando será reaberta.
"Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto. Esperamos que esses nomes sejam autorizados a cruzar a fronteira o mais rápido possível", disse o ministro.
Shahd al-Banna, jovem brasileira residente de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
'Cheiramos muito fósforo branco, estão nos matando', diz brasileira em Gaza à Sputnik (VÍDEOS)
Ele acrescentou que, no momento, "a situação em Gaza não permite dizer se hoje, amanhã ou quando os brasileiros poderão sair".
O ministro afirmou que a lista de 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza já está em poder das autoridades envolvidas há mais de 20 dias. Durante esse período, foram realizados quatro contatos com as chancelarias israelense e egípcia para cuidar da evacuação segura e da repatriação dos brasileiros.
Ele disse que o governo brasileiro espera que o grupo seja autorizado a cruzar a fronteira o mais rápido possível.
A saída dos brasileiros é aguardada com expectativa. Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o governo brasileiro vem empregando esforços para retirar civis brasileiros tanto de Israel quanto da Faixa de Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала