- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Forças de Defesa de Israel dizem ter tomado controle de redutos do Hamas no norte da Faixa de Gaza

© AP Photo / Abed KhaledHomem sentado nos escombros enquanto outros vagam entre os destroços de edifícios que foram alvo de ataques aéreos israelenses no campo de refugiados de Jabalia. Faixa de Gaza, 1º de novembro de 2023
Homem sentado nos escombros enquanto outros vagam entre os destroços de edifícios que foram alvo de ataques aéreos israelenses no campo de refugiados de Jabalia. Faixa de Gaza, 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Nos siga no
Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmam que cerca de 150 combatentes do grupo foram mortos e, pelo menos, 100 mil residentes se deslocaram para o sul do enclave.
As FDI afirmaram ter tomado o controle sobre redutos do grupo palestino Hamas no norte da Faixa de Gaza. O comunicado foi dado nesta sexta-feira (10), por meio de uma postagem no Telegram.
O comunicado relata que cerca de 150 combatentes do Hamas foram mortos na incursão terrestre no norte do enclave.

"Durante os dias de combate, militares mataram cerca de 150 terroristas e estabeleceram o controle sobre redutos do Hamas no norte da Faixa de Gaza", diz a postagem.

O comunicado afirma que, durante a ofensiva terrestre no norte da Faixa de Gaza, as FDI descobriram e neutralizaram locais usados pelo Hamas para a fabricação de armas, o lançamento de foguetes e redes subterrâneas.
Civis iraquianos e soldados norte-americanos derrubam uma estátua de Saddam Hussein no centro de Bagdá, em 9 de abril de 2003 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Panorama internacional
Expresso do Oriente (Médio): um retrato de como os EUA roubaram o futuro de uma região

"Brigadas [do Hamas] também operavam no Blue Beach Resort, localizado na costa do norte da Faixa de Gaza. Cerca de 30 terroristas usaram o local como instalação para disparar vários mísseis antitanque contra as FDI. Após a tomada do resort, foi descoberto que os terroristas usavam os quartos […] como abrigo e para planejar ataques aéreos e terrestres", diz o comunicado.

Em coletiva nesta sexta-feira, o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, disse que pelo menos 100 mil residentes de Gaza se deslocaram para o sul do enclave nos últimos dois dias.
"Centenas de milhares de cidadãos de Gaza já se deslocaram para o sul, e o Hamas está fazendo todo o possível para impedi-los de fazer isso. O Hamas está usando civis como escudos humanos", disse Hagari.
Ele acrescentou que foram abertos dois corredores para a população civil se deslocar para o sul do enclave, um ao longo da estrada costeira e outro ao longo da praia.
Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse, em uma reunião com autoridades israelenses, que o seu governo pretende manter o controle sobre a Faixa de Gaza após as FDI eliminarem o Hamas.
A ofensiva israelense é alvo de fortes críticas da comunidade internacional. O número de mortos do conflito entre Israel e o Hamas já ultrapassa 11 mil só na Faixa de Gaza, onde se concentram os ataques, e mais de 27,4 mil pessoas ficaram feridas. De acordo com as autoridades palestinas, 70% dos óbitos são de crianças, mulheres e idosos. No lado israelense, mais de 1,4 mil pessoas morreram e outras 5,6 mil ficaram feridas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала