- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Repatriação de brasileiros não pode ser politizada', diz ministro da Defesa

© Foto / Roque de Sá / Agência SenadoEm pronunciamento, o então presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro (foto de arquivo)
Em pronunciamento, o então presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
O ministro da Defesa, José Múcio, disse nesta quinta-feira (9) que a repatriação dos brasileiros que estão nas áreas de conflito na Faixa de Gaza não pode ser politizada. A declaração foi dada durante o evento de uma empresa aérea.
O ministro deu a declaração após ser questionado acerca da agenda do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, com o ex-presidente Jair Bolsonaro na quarta-feira (8). Segundo a mídia, o encontro repercutiu negativamente na relação político-diplomática.
O presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para discutir a guerra entre Israel e o Hamas, em Tel Aviv, Israel, em 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Panorama internacional
Israel não aceitará proposta dos EUA para futuro da Faixa de Gaza, diz analista
"Nossa preocupação primeira é salvar vidas. Não pode politizar um momento desse", respondeu o ministro ao ser indagado sobre as relações diplomáticas e a ação do ministério no assunto.

Sem ruídos

Outra autoridade que participou do evento foi o embaixador Leonardo Nogueira, secretário de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos, que representou o Ministério das Relações Exteriores. O representante brasileiro disse que não há ruídos com o governo israelense.

"Não há nenhum ruído nessa relação, nas gestões de alto nível, nem nas relações com a nossa Embaixada israelense ou o governo de Israel. Nós acabamos de retirar de Israel, com a colaboração do governo israelense, 1.400 brasileiros e seus familiares próximos. Não é certamente algo que teria ocorrido se houvesse algum desconforto", afirmou.

Famílias palestinas fogem da cidade de Gaza e de outras partes do norte da Faixa em direção às áreas do sul, em meio às contínuas batalhas entre Israel e o grupo palestino Hamas, em 9 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Panorama internacional
Presidente do Conselho Europeu: Israel sofrerá isolamento se não cessar ações antipalestinas (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала