- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Preso pela PF por suposta ligação com o Hezbollah diz que foi ao Líbano negociar ouro e agrotóxico

© AFP 2023 / Ahmad Al-rubayeCombatentes libaneses do Hezbollah se preparam para marchar no funeral de um colega militante, morto um dia antes no sul do Líbano durante fogo transfronteiriço com tropas israelenses, em 4 de novembro de 2023
Combatentes libaneses do Hezbollah se preparam para marchar no funeral de um colega militante, morto um dia antes no sul do Líbano durante fogo transfronteiriço com tropas israelenses, em 4 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
Em meio às investigações da Polícia Federal (PF) no âmbito da operação Trapiche, deflagrada ontem (8) com o objetivo de apurar o recrutamento de brasileiros para atos extremistas, novos detalhes sobre a ação e sobre os suspeitos vieram à tona.
Um dos brasileiros presos na operação disse à PF que foi ao Líbano fazer negociações comerciais envolvendo ouro e agrotóxicos, de acordo com a coluna de Bela Megale no jornal O Globo. Em depoimento, o suspeito também negou ter ligação com o Hezbollah.
Ele foi preso ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O segundo brasileiro detido ficou em silêncio, relata a colunista.
Outro brasileiro que foi alvo de busca na ação policial admitiu ter sido recrutado pelo grupo. Há, ainda, um sírio e um libanês com mandados de busca em aberto, por se encontrarem no Líbano — ambos naturalizados brasileiros.
Ainda segundo a mídia, a PF monitora o grupo desde dezembro do ano passado, ou seja, antes de receber alertas de serviços de inteligência internacionais. Há cerca de um mês, informações chegaram aos policiais sobre a intensificação de atividades do grupo.
Ministro da Justiça, Flávio Dino durante lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 21 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Notícias do Brasil
'Nenhuma força estrangeira manda na PF', diz Dino após Israel comentar sobre operação no Brasil
As imagens às quais a investigação teve acesso sobre os possíveis alvos que estavam na mira do grupo terrorista incluem fotos de sinagogas e da Embaixada israelense.
A operação da PF elevou a tensão entre o governo brasileiro e a Embaixada de Israel em Brasília. O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse hoje (9) que "nenhuma força estrangeira manda na PF", após Israel comentar sobre a operação antiterrorista de ontem (8).
Além de ter sido o gabinete do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, que divulgou uma suposta ajuda do Mossad na operação, e não ter sido a PF, o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, afirmou que os ataques poderiam ter acontecido no Brasil porque "há apoiadores" para isso.
Encontro do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, com deputados e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Brasília (DF), 8 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Notícias do Brasil
Embaixador de Israel diz que Hezbollah tem 'ajuda' no Brasil após prisões e gera mal-estar com a PF
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала