- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: EUA cometerão erro 'catastrófico' ao se juntar a Israel em guerra com Hezbollah e Irã

© AP Photo / Miriam AlsterO presidente dos EUA, Joe Biden (centro-esquerda), faz pausa durante reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (centro-direita), em Tel Aviv, Israel, em 18 de outubro de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden (centro-esquerda), faz pausa durante reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (centro-direita), em Tel Aviv, Israel, em 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
O ex-agente da CIA Scott Ritter e o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmaram que os EUA não podem vencer uma guerra contra o Hezbollah e não devem se envolver no conflito.
O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, está tentando arrastar os EUA para uma guerra de múltiplas frentes, mas Israel não pode lutar em duas frentes.
"Netanyahu pediu a três presidentes americanos sucessivos que atacassem o Irã ou que se juntassem a Israel para atacar a República Islâmica, e recebeu três 'não'. Agora ele vê a oportunidade para atrair os americanos, para ajudar a derrotar o Hezbollah enquanto os israelenses se concentram no Hamas [...]. Na verdade, Israel não pode travar uma guerra em duas frentes, pois não está equipado", afirmou à Sputnik John Kiriakou, ex-oficial da CIA.
O ex-agente também desejou "boa sorte" às forças israelenses, que estariam nas "profundezas do coração de Gaza".

"Boa sorte com quilômetros e quilômetros de túneis, boa sorte para encontrar um inimigo que está entrelaçado com a população civil. Boa sorte. Isso não significa que os EUA devam ser arrastados para isso. Temos nossos próprios problemas com a Ucrânia e com o que parece ser um desejo nacional esmagador de ajudar os israelenses à distância, mas isso não significa que tenhamos que enviar tropas americanas para ajudar Israel a travar sua guerra", destacou.

As ações de Israel em Gaza e as declarações controversas têm prejudicado sua imagem globalmente.
A política de Israel tem gerado críticas e levantado questões sobre a expectativa de Netanyahu em relação à população de Gaza.
A intervenção dos EUA nesse conflito seria um erro catastrófico, pois não atende aos interesses nacionais americanos.

"Seria um erro catastrófico de política externa se envolver em uma guerra quente onde realmente não temos interesses nacionais reais", concluiu Kiriakou.

Caças F-15 da Força Aérea dos EUA lançam munições na ilha iraquiana de Qanus para expulsar militantes da Daesh (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Panorama internacional
EUA atacam militantes alegadamente apoiados pelo Irã na Síria em meio ao conflito Israel-Hamas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала