- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Escolas judaicas são alvo de tiroteio no Canadá; polícia investiga envolvimento com grupo extremista

© Foto / Internet / ReproduçãoEscola primária Talmud Torá no Canadá
Escola primária Talmud Torá no Canadá - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
A polícia de Montreal está investigando ataques que aconteceram nesta quinta-feira (9) em escolas judaicas da região. As autoridades investigam se há envolvimento com grupos extremistas.
Segundo a polícia local, dois chamados ao 911 (número de emergência) foram recebidos, um por volta das 08h20 (10h20 no horário de Brasília) e o segundo pouco antes das 08h50 (10h50 no horário de Brasília) desta quarta-feira (9).
Sede da Polícia Federal em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Notícias do Brasil
Ligados ao Hezbollah, brasileiros planejavam ataques no Brasil, afirma PF
Ambas as ligações relataram que as portas da frente das escolas foram atingidas por balas, mas a polícia ainda não pode confirmar se há uma conexão entre os incidentes.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, condenou os incidentes em Montreal, destacando que a violência, o ódio, o antissemitismo e eventos como os ocorridos na Universidade Concordia são inaceitáveis.

"Violência e ódio, antissemitismo e cenas como as que vimos na Universidade Concordia ou tiros disparados contra escolas judaicas durante a noite, tudo isso é inaceitável, e também não é quem somos", disse Trudeau à emissora canadense CBC.

Corpos de palestinos mortos por bombardeio israelense no Hospital Batista  al-Ahli. Gaza, 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
Bombardeio israelense deixa ao menos 1 morto e 9 feridos em escola da ONU em Gaza

Localização das escolas

A primeira das instituições atingidas, a escola primária Talmud Torá, em Quebec, está localizada na avenida Saint-Kevin, no bairro Côte-des-Neiges. Pelo menos uma cápsula de bala foi encontrada no local, conforme afirmou Jean-Pierre Brabant, porta-voz do Serviço de Polícia da Vila de Montreal (SPVM, na sigla em francês).
A outra escola, Yeshiva Gedola de Montreal, está situada na rua Deacon, em Outremont.
O ministro da Segurança Pública, François Bonnardel, expressou sua preocupação tanto pelos tiros quanto pela violência na Universidade Concordia. Mas ele enfatizou que as famílias devem continuar enviando seus filhos para as escolas.
Palestinos procuram por sobreviventes após ataque aéreo israelense no campo de refugiados de Rafah, 12 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Panorama internacional
Pelo menos 19 mortos em novo ataque aéreo israelense no campo de refugiados de Jabalia, em Gaza

Outros ataques

Entre 7 de outubro e 7 de novembro, a polícia de Montreal registrou 73 crimes e incidentes de ódio relatados contra a comunidade judaica e 25 contra a comunidade árabe-muçulmana. No ano anterior, a corporação registrou 72 crimes e incidentes de ódio contra todos os grupos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала