- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Petrobras refina 100% de óleo de soja para produzir combustível renovável pela 1ª vez

© Folhapress / Daniel MarencoLogotipo da Petrobras no Aeroporto Internacional de Cabo Frio
Logotipo da Petrobras no Aeroporto Internacional de Cabo Frio - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
Pela primeira vez, a Petrobras processou 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial, a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), no Rio Grande do Sul, informou a empresa petrolífera brasileira em comunicado divulgado nesta quarta-feira (8).
O teste industrial ocorreu por meio de tecnologia desenvolvida pelo Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da estatal. O objetivo é gerar produtos petroquímicos totalmente renováveis, de acordo com o informe. O processamento nesse tipo de unidade — craqueamento catalítico fluido (FCC) — é o primeiro do mundo, segundo a empresa.
A partir desse refino, será possível produzir insumos petroquímicos e combustíveis renováveis como GLP, combustíveis marítimos, propeno, entre outros, usados nas indústrias de borracha sintética, nylon e PVC.
Os testes concluíram que os teores alcançados de concentração de BTX, empregando catalisadores, são capazes de atender aos níveis exigidos para formular gasolinas de elevado desempenho, praticamente isenta de enxofre.
O comunicado adianta que o segundo teste está programado para junho de 2024, quando será coprocessada carga mineral com bio-óleo (matéria-prima avançada de biomassa não alimentar) e produzido propeno, gasolina e diesel, todos com conteúdo renovável. A Petrobras está investindo cerca de R$ 45 milhões para desenvolver o processamento de carga renovável.
Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a companhia tem como uma de suas prioridades a transição energética.

"Estamos fazendo derivados típicos de petróleo a partir de óleo vegetal. É inovação e transição energética combinadas em benefício do Brasil. É a Petrobras voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global", disse Prates.

Um petroleiro olha para a plataforma offshore da Petrobras sobre o campo de Tupi, na baía de Santos, na costa do Rio de Janeiro, Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Notícias do Brasil
Petrobras recebe 1ª licença ambiental para bloco de petróleo na Margem Equatorial
Os testes na área do biorrefino começaram por meio da cooperação entre as empresas que têm participação acionária na RPR: Petrobras, Braskem e Ultra, iniciada em maio de 2023.
O primeiro teste industrial começou na última semana de outubro. Nessa etapa, a RPR recebeu 2 mil toneladas de óleo de soja e fez uma manutenção na unidade de FCC, de acordo com as orientações do Cenpes. Na etapa seguinte, em 1º de novembro, teve início o processamento da carga 100% renovável e foi comprovada a viabilidade da operação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала