- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em escalada no inquérito sobre impeachment, Câmara dos EUA intima filho e irmão de Biden a depor

© AP Photo / Evan VucciJoe Biden, presidente dos Estados Unidos
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
O Comitê de Supervisão da Câmara dos EUA, gerenciado pelos republicanos, chamou, nesta quarta-feira (8), Hunter Biden e James Biden, filho e irmão do presidente Joe Biden, respectivamente, a comparecerem para depoimentos.
Os republicanos da Câmara emitiram intimações hoje (8) a membros da família de Joe Biden, dando o passo mais agressivo até agora em um inquérito sobre impeachment fortemente contestado pelos democratas, que está testando o alcance dos poderes de supervisão do Congresso.
O advogado de Hunter Biden, Abbe Lowell, chamou a intimação de "mais um golpe político", segundo o The Guardian.

"No entanto Hunter está ansioso por ter a oportunidade, em um fórum público e no momento certo, de discutir estes assuntos com o comitê", disse Lowell, em um comunicado citado pela mídia.

Além das intimações a Hunter e James, o comitê emitiu uma intimação a Rob Walker, ex-parceiro de negócios do filho de Biden.
A ação representa uma escalada do inquérito de impeachment contra o democrata. Os republicanos da Câmara dos Representantes lançaram o inquérito em setembro, após meses de investigações. Eles alegam que Biden e sua família lucraram pessoalmente com as decisões políticas tomadas pelo presidente quando ele era vice-presidente de Barack Obama.
O presidente Joe Biden e seu filho Hunter Biden chegam a Fort McNair, 25 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Panorama internacional
O fantasma do primogênito: acusações contra Hunter Biden podem afetar a campanha do pai para 2024?
Devon Archer, ex-associado comercial de Hunter Biden, disse ao comitê no início deste ano que o jovem Biden procurou criar "uma ilusão de acesso a seu pai" e o colocou ao telefone com associados estrangeiros "talvez 20 vezes", relata a mídia.
Do outro lado, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, chamou a investigação de uma "campanha de difamação". "[A investigação] já dura um ano e não revelou nenhuma evidência contra o presidente", disse nesta quarta-feira (8).
O inquérito de impeachment foi apoiado publicamente pelo ex-presidente Donald Trump, que é o favorito à indicação republicana para enfrentar Biden nas eleições de 2024.
Todos os casos de impeachment na história da presidência norte-americana - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Multimídia
Todos os casos de impeachment na história da presidência norte-americana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала