DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Anéis icônicos de Saturno vão desaparecer em breve, revelam astrônomos

© Foto / Pixabay / François FLSaturno
Saturno - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Nos siga no
Gerações de pessoas foram ensinadas a distinguir Saturno como o planeta do nosso Sistema Solar com grandes anéis característicos, mas os astrônomos dizem que eles se tornarão invisíveis a partir da Terra em 2025.
O evento, chamado equinócio de Saturno, ocorre uma vez a cada 15 anos, quando o ângulo de inclinação do planeta atinge zero grau. Isso significa que a borda dos anéis estará de frente para nós.
A altura típica dos anéis de cerca de 91 metros é minúscula em comparação com outras distâncias celestes, o que significa que os anéis desaparecerão em visibilidade completamente (se pode comparar o fenômeno com a visualização da borda de uma folha fina de papel).
O desaparecimento será apenas temporário, no entanto, como o ângulo de inclinação continua mudando, e os anéis em breve se tornarão visíveis novamente. Na verdade, Saturno atingirá sua inclinação máxima de 27 graus em 2032, dando-nos a melhor visão possível dos anéis. O polo sul do planeta será altamente visível durante este tempo também.
Representação gráfica do núcleo de Marte - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2023
Ciência e sociedade
Sonda da NASA descobre evidência de camada de magma fundida sobre o núcleo de Marte (FOTOS)

Embora os anéis de Saturno só desaparecerão visivelmente em 2025, os cientistas especulam que eles eventualmente deixarão de existir, à medida que a gravidade do planeta os puxa para dentro. "Saturno está perdendo seus anéis a [uma] taxa de 'pior cenário'", disse a NASA em 2018.

No entanto, os cientistas acreditam que os anéis só deixarão de existir completamente em cerca de 300 milhões de anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала