- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Terremoto deixa mais de 130 pessoas mortas no Nepal (VÍDEO)

© AP Photo / Krishna AdikariHomem fica ferido após terremoto atingir vilarejo e ficar sob os escombros. Nepal, 4 de novembro de 2023
Homem fica ferido após terremoto atingir vilarejo e ficar sob os escombros. Nepal, 4 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2023
Nos siga no
Um tremor de magnitude 6 na escala Richter atingiu nesta sexta-feira (4) uma região remota do Nepal. Conforme o último balanço das autoridades do país, pelo menos 132 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto atingiu o extremo oeste do país que abriga o Himalaia, e ocorreu a apenas 18 quilômetros de profundidade. Vídeos nas redes sociais mostram o desespero dos moradores tentando resgatar sobreviventes em meio aos escombros.
Além das mortes, o tremor provocou intensos estragos e foi sentido até em Nova Deli, capital da Índia, que fica a quase 500 km do epicentro. "Em nosso distrito, 26 pessoas morreram e muitas estão feridas. O número de mortos pode aumentar", disse o chefe do distrito de Jajarkot, Suresh Sunar, à AFP.
Nepal #Terremoto | Imagens de Jajarkot que foi devastada pelo terremoto que ocorreu na noite passada.
Localizado em uma grande falha geológica, o Nepal fica sobre a placa tectônica indiana e os terremotos são comuns. O porta-voz do Ministério do Interior, Nararyan Prasad Bhattarai, disse que as Forças de Segurança estão mobilizadas para apoiar os resgates.
"Temos informações de que houve danos humanos e materiais em dois distritos devido ao terremoto, e as forças de segurança foram mobilizadas para o trabalho de resgate", contou.
Outras 36 pessoas morreram e 85 ficaram feridas no distrito de Rukum West, de acordo com o chefe de polícia da área, Namraj Bhattarai. "Estamos trabalhando nos esforços de resgate", disse.
Nepal devastado por um forte #Terremoto. Mais de 128 mortos, muitos feridos. Rezem pelas vítimas.
O primeiro-ministro do país, Pushpa Kamal, expressou "sua profunda tristeza pelos danos humanos e materiais causados pelo terremoto". Usuários das redes sociais indianas relataram sentir o terremoto na sexta-feira nas cidades do norte de Lucknow e Patna.

Histórico de tremores

Em 2015, cerca de nove mil pessoas morreram e outras 22 mil ficaram feridas por conta de um terremoto de magnitude 7,8, um dos piores que já atingiu o Nepal. Na época, mais de meio milhão de casas foram destruídas.
Além disso, a força do tremor destruiu diversos monumentos e palácios reais, incluindo locais que são patrimônio mundial da UNESCO. Os espaços atraíam visitantes de todo o mundo e perdas para o turismo do país por conta do desastre atingiram US$ 7 bilhões (R$ 34,3 bilhões).
No ano passado, um terremoto de magnitude 5,6 atingiu um distrito do país e deixou seis mortos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала