- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Honduras retira seu embaixador de Israel

© AP Photo / Ariel SchalitFumaça sobe após ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, visto do sul de Israel, em 31 de outubro de 2023
Fumaça sobe após ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, visto do sul de Israel, em 31 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2023
Nos siga no
País da América Central se junta ao Chile e à Colômbia, que adotaram medidas semelhantes esta semana. Em comunicado, chancelaria hondurenha diz que violações cometidas por Israel na Faixa de Gaza constituem crime contra a humanidade.
O governo de Honduras informou, nesta sexta-feira (3), a retirada de seu embaixador em Israel por conta das violações ao direito internacional humanitário na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada em comunicado oficial da chancelaria hondurenha.

"A Secretaria de Relações Exteriores comunica à população hondurenha e aos meios de comunicação nacionais e internacionais […], diante do genocídio e da grave situação de violação ao direito internacional humanitário — bem como da violação ao essencial direito à vida vivenciada pela população civil palestina, vítima inocente da vingança de Israel contra o Hamas —, […] o seguinte: Honduras condena energicamente o genocídio e as graves violações ao direito internacional humanitário que está sofrendo a população civil palestina na Faixa de Gaza. Isso constitui um crime contra a humanidade", diz o comunicado.

Vice-chanceler da Bolívia, Freddy Mamani - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2023
Panorama internacional
Bolívia rebate fala de Israel sobre corte diplomático: 'Há massacre e genocídio', diz MRE à Sputnik

"Como primeira ação de denúncia e protesto, chamamos a Tegucigalpa o senhor Roberto Martínez, embaixador da República de Honduras em Israel para consultas", acrescenta.

A chancelaria hondurenha informou ainda que o país exige "um cessar-fogo imediato e a urgente assistência humanitária para toda a população civil palestina, bem como o início das negociações de paz".
Com a decisão, o governo da presidente Xiomara Castro de Zelaya se junta aos seus homólogos do Chile e da Colômbia, que na terça-feira (31) anunciaram medidas diplomáticas semelhantes pelos mesmos motivos.
Também na terça-feira, a Bolívia comunicou o rompimento das relações diplomáticas com Tel Aviv, apontando que crimes de guerra e contra a humanidade estão sendo cometidos na Faixa de Gaza.
A violência na Faixa de Gaza segue escalando a cada dia. Nesta sexta-feira, um ataque aéreo israelense matou pelo menos 14 palestinos que deixavam o norte do enclave em direção ao sul para fugir dos bombardeios. Outro bombardeio atingiu o portão frontal do Hospital al-Shifa — o maior complexo médico da região da Faixa de Gaza.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала