- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU vota esmagadoramente pelo fim do embargo americano a Cuba; EUA e Israel se opõem

© AFP 2023 / Ed JonesPresidente cubano, Miguel Díaz-Canel discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da organização, na cidade de Nova York, em 19 de setembro de 2023
Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel discursa na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da organização, na cidade de Nova York, em 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Nos siga no
A votação da resolução na Assembleia Geral, que tem 193 membros, igualou o recorde de apoio a Havana ocorrido em 2019: 187 votos pelo fim do embargo. Estados Unidos e Israel se opuseram enquanto a Ucrânia se absteve.
Nesta quinta-feira (2), a Assembleia Geral da ONU votou esmagadoramente, nas palavras da AP News, para condenar o embargo econômico norte-americano a Cuba pelo 31º ano.
Segundo a mídia, a votação foi de 187 votos a favor, com a oposição de Washington e Tel Aviv e abstenção de Kiev. Somália, Venezuela e Moldávia não votaram.
O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, exortou a assembleia antes da votação a apoiar "a razão e a justiça", a Carta da ONU e o direito internacional e a apoiar a resolução.
Rodríguez disse que o embargo norte-americano impôs "as medidas coercivas unilaterais mais cruéis e duradouras que já foram aplicadas contra qualquer país" e que constitui "um crime de genocídio" e um "ato de guerra econômica em tempos de paz".

O objetivo americano, disse Rodríguez, é enfraquecer a vida econômica cubana, deixar o seu povo faminto, desesperado e derrubar o governo: "Deixe Cuba viver sem o bloqueio!", exclamou o chanceler antes da votação.

Apesar dos apelos do chanceler cubano, o vice-embaixador dos EUA, Paul Folmsbee, disse à assembleia após a votação que Washington mantêm as suas sanções, que são "um conjunto de ferramentas no nosso esforço mais amplo em relação a Cuba para promover a democracia e promover o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais".
Moradores em condições precárias de vida em bairro de Havana. Cuba, 9 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Panorama internacional
Rússia exige na ONU revogação do bloqueio econômico e comercial dos EUA contra Cuba
Folmsbee instou Havana a responder aos pedidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU para enviar especialistas ao país para investigar a sua adesão aos direitos, incluindo a liberdade de expressão, religião e reunião pacífica.
A mídia afirma que houve vaias esporádicas na assembleia quando o vice-embaixador concluiu dizendo que a Assembleia Geral deveria instar o governo cubano "a aderir às suas obrigações em matéria de direitos humanos e a ouvir o povo cubano e as suas aspirações para determinar o seu próprio futuro".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала