- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Preços globais de urânio atingem máximo em mais de 15 anos em meio a tensões geopolíticas

CC BY 2.0 / IAEA Imagebank / Uranium Ore in Barrels (03010300)Urânio no barril (imagem de arquivo)
Urânio no barril (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Nos siga no
Os preços mundiais de urânio atingiram no final de outubro seu nível mais alto em mais de 15 anos, de acordo com dados da COMEX, com analistas atribuindo o forte aumento a uma série de fatores, inclusive tensões geopolíticas.
O preço dos futuros de urânio para entrega de novembro saltou para US$ 74,5 (R$ 375,7) por libra-peso na segunda-feira (30), apontam os dados. O preço do metal radioativo subiu 55% desde o início do ano.

A crescente demanda por urânio – que é amplamente utilizado para energia nuclear – tem colocado mais pressão sobre os preços à luz das reservas globais limitadas. Analistas têm relatado interesse renovado em energia nuclear em meio ao declínio do fornecimento de energia da Rússia.

Além dessas preocupações, a mineradora canadense Cameco, segunda maior produtora de urânio do mundo, reduziu a previsão de produção para 2023. Outra grande produtora, a francesa Orano também tem enfrentado dificuldades devido a um recente golpe no Níger, que representa 4% da produção global de urânio.
Agente da unidade de escolta técnica do Exército dos Estados Unidos demonstra o uso de um traje de proteção contra agentes biológicos. EUA, 12 de novembro de 2002 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Panorama internacional
'Washington está vulnerável': por que programa hipersônico dos EUA está atrás dos da Rússia e China?
Níger foi o segundo maior fornecedor de urânio para a União Europeia no ano passado, assim que o fornecimento de energia da Rússia diminuiu. Um recente relatório da Associação Nuclear Mundial tem previsão de crescimento da capacidade nuclear em quase 80% e demanda por urânio duplicando em 2040.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала